Campeão pelo Vasco, quem foi o “Rei da Libertadores” nos anos 90
Vítor pode não ser um nome lembrando como um dos grandes craques da história do futebol brasileiro. Mas o lateral direito foi um dos maiores nomes no país nos anos 90, inclusive se tornando o “Rei da Libertadores” na época. Vítor conquistou o título continental jogando por São Paulo (1993), Cruzeiro (1997) e Vasco da Gama (1998).
Um ano depois de conquistar o título com o Cruzeiro, Vítor assinou com o Vasco da Gama, onde compôs um estraladíssimo elenco que contava com nomes como Pedrinho, Felipe e Juninho. Por conta da forte concorrência, Vítor não foi titular, mas sua experiência foi de grande valia para o time na competição, inclusive entrando em campo na finalíssima. No total, ele realizou 40 jogos e marcou dois gols.
Depois de sair do Vasco, em 1999, Vítor virou um verdadeiro andarilho da bola, passando por Botafogo, Kocaelispor, Inter de Limeira, Osasco, Ceará, Mogi Mirim, Juventus, Inter de Limeira, Primavera e Guaçuano, onde encerrou a carreira em 2009. Até os dias de hoje, Vítor é lembrado pelas conquistas na Copa Libertadores.
Qual era a escalação do Vasco na final da Libertadores 1998?
No dia 26 de agosto de 2022, a conquista da Copa Libertadores pelo Vasco da Gama completará 24 anos. Foi em 1998 que o cruzmaltino venceu o Barcelona de Guayaquil por 2 a 1, no Equador, e alcançou a glória eterna. Na partida de ida, em São Januário, o Gigante da Colina também venceu, conquistando um placar de 2 a 0.
No primeiro confronto, Donizete e Luizão fizeram os gols vascaínos, todos na primeira etapa. No Equador, os dois jogadores também foram responsáveis pelos tentos na vitória por 2 a 1. O gol equatoriano foi marcado pelo colombiano De Ávila.
Treinado por Antônio Lopes, o Vasco foi a campo nas duas partidas com:
Goleiro: Carlos Germano
Laterais: Vágner e Luisinho
Zagueiros: Odvan e Mauro Galvão
Meias: Felipe, Nasa, Juninho Pernambucano e Pedrinho
Atacantes: Luizão e Donizete
No banco de reservas, Antônio Lopes contava com Ramon, Alex, Nélson, Válber, Mauricinho, Vítor, Márcio Cazorla. No jogo de ida, Vítor, Alex e Válber entraram em campo nos lugares de Nasa, Pedrinho e Juninho Pernambucano, respectivamente. Já no jogo de volta, Ramon, Alex e Vítor entraram nos lugares de Luisinho, Pedrinho e Luisão.