Club de Regatas Vasco da Gama: história e significado do nome
Fundado em 21 de agosto de 1898, o Vasco nasceu como um clube de Remo, através de um grupo de 63 imigrantes portugueses e luso-descentes, no Bairro da Saúde, no Rio de Janeiro. O nome, foi uma homenagem aos 400 anos da descoberta do caminho marítimo das índias, pelo icônico almirante português Vasco da Gama.
A estreia do clube em competições oficiais aconteceu pouco menos de um ano depois, no dia 4 de junho de 1899, no tradicional bairro de Botafago, onde conquistou a primeira vitória do clube no remo. Mais tarde, em 1905, o Vasco conquistou o primeiro de seus 46 Campeonatos Cariocas de Remo.
Mas a trajetória do cruzmaltino no futebol começou em somente alguns anos depois, em 1915, quando o Lusitânia, um pequeno clube de futebol, foi anexado ao Vasco, que estreou no dia 3 de maio de 1916, na terceira divisão, contra o Paladino Foot-Ball Club, com uma derrota por 10 a 1.
Após as dificuldades iniciais, o clube conquistou o seu primeiro título em 1922, ao vencer a Série B da Primeira Divisão com uma ótima campanha de 11 vitórias, dois empates e apenas uma derrota, o que garantiu ao clube o direito de jogar a Primeira Divisão da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT).
Porém, o grande marco desta jornada, era o fato de o time contar com jogadores negros, mulatos portugueses e operários pobres de toda a região. Era a primeira equipe a não discriminar ou impedir que estas pessoas pudessem fazer parte de um clube de futebol. Esta luta, inclusive, teve início muitos anos anos antes, em 1904, quando o clube já enfrentava o racismo, ao eleger Cândido José de Araújo presidente do clube, um fato sem precedentes, até então.
No ano seguinte, em, 1923, o Vasco fez a sua estreia na primeira divisão e sagrou-se campeão, com vitórias icônicas sobre América e Fluminense e deixando o Flamengo com a vice colocação, sendo um grande marco social não só para o Rio de Janeiro, mas para o Brasil. A conquista significava uma resposta a todo o preconceito praticado pela sociedade e pelos clubes, que não permitiam negros em seus elencos.
A Resposta Histórica
Após a conquista e não aceitação por parte de Flamengo, Fluminense e Botafogo e outros clubes da elitizada Zona Sul do Rio de Janeiro, os times se uniram e saíram da liga, criando uma nova entidade, a Associação Metropolitana de Esportes Atléticos (AMEA), excluindo o Vasco. A determinação para que o time pudesse entrar, era o desligamento de 12 atletas negros.
Frente a essa situação, em 1924, o presidente do clube José Augusto Prestes, redigiu uma carta à AMEA, dizendo que o Vasco não iria se submeter ao preconceito, ou seja, não iria fazer parte da associação. A resposta ficou conhecida como “Resposta Histórica”, marcando de vez, uma forte e fundamental posição na luta contra o racismo no futebol.
Após essa questão, o Vasco disputou e venceu de forma invicta a Liga Metropolitana, enquanto em paralelo, as outras equipes jogavam o outro campeonato criado. Mas, em 1925, o clube passou por cima de tudo e conseguiu juntar-se à AMEA, voltando a enfrentar adversários mais expressivos novamente. A única condição era de que o time disputasse suas partidas no campo de Andarahy. Mesmo assim, o Vasco buscou construir seu próprio estádio e inaugurou o São Januário, em 21 de abril de 1917.
Nas décadas seguintes, o clube só crescia e ganhava cada vez mais relevância, com times célebres e muito vitoriosos, sobretudo contra os grandes rivais locais. Tudo isso rendeu um convite para disputar o Campeonato Sul-Americano de Campeões de 1948, no Chile. O Vasco foi campeão em Santiago e recepcionado por 200 mil pessoas no Rio de Janeiro, que celebravam a chegada dos “campeões do continente”.
Na décadas de 50, o clube ainda teve memoráveis vitórias contra Real Madri e Barcelona, em excursões pela Europa. Já em 60, houve um crise política que culminou com a cassação do presidente. Os anos de 70 são marcantes pelo surgimento do maior jogador da história do Clube, Roberto Dinamite, que conquistou o Campeonato Brasileiro de 1974 e cinco Campeonatos Cariocas. Na década de 80, veio a segunda conquista nacional, em 1989, mas foram nos anos 1990 as maiores glórias: Campeonato Brasileiro de 1997, Libertadores de 1998 e Torneio Rio-São Paulo de 1999.
Em 2000, conquistou o Campeonato Brasileiro pela quarta vez e ainda ganhou a Copa Mercosul. Nos anos seguintes, em 2008, o Vasco recebeu o golpe mais duro de sua história, até então: o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O clube voltou no ano seguinte e em 2011, conquistou a Copa do Brasil e ainda foi vice-campeão brasileiro. Porém, devido a crises técnicas e políticas, a equipe voltou a ser rebaixada em 2013, 2015 e 2020.
Atualmente, o Vasco está na elite do Campeonato Brasileiro e tornou-se SAF para tentar voltar ao tempos de glória, sob o investimento da 777, uma empresa que comprou 70% do clube e promete investimentos e inciativas para montar times competitivos que possam fazer a jus a uma das histórias mais belas e valiosas do futebol.