Como Dario Conca saiu do Vasco e foi parar no Fluminense?
O argentino Darío Conca ficou marcado no futebol brasileiro por conta de sua vitoriosa passagem pelo Fluminense, sendo considerado um dos protagonistas do título do Campeonato Brasileiro de 2010 com o Tricolor das Laranjeiras. No entanto, antes de fazer sucesso no Flu, Conca já havia tido uma breve passagem não só por um outro clube brasileiro, mas também um grande rival: o Vasco da Gama.
Meio-campista, Conca chamou a atenção dos times brasileiros em 2005, quando foi o destaque da Universidad Católica, do Chile, que eliminou o Fluminense na Copa Sulamericana. O Tricolor das Laranjeiras tentou sua contratação em 2006, mas sem sucesso. Em 2007, o Vasco conseguiu a contratação do argentino por um empréstimo junto ao River Plate, clube detentor de seus direitos federativos.
Conca chegou em São Januário como uma contratação de peso, com a expectativa de titularidade imediata no time comandado por Renato Gaúcho. Ele estreou pelo cruzmaltino no dia 24 de janeiro de 2007, em uma vitória por 2 a 0 sobre o Nova Iguaçu, em partida válida pelo Campeonato Carioca. O argentino causou uma boa impressão, mas falhou em manter o bom nível nas partidas seguintes.
Rapidamente, Darío perdeu espaço na equipe titular do Gigante da Colina e muitas vezes sequer era relacionado para o banco de reservas. Conca só voltou a ter destaque quando o meia titular Morais sofreu uma lesão – o argentino voltou a ser a primeira opção no banco de reservas e voltou ao posto de titular pouco tempo depois, após a saída de Abedi e Renato.
Sua volta à titularidade foi em uma partida contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro. O argentino deu um show em campo e marcou dois gols na vitória por 4 a 0 sobre o Peixe. Conca terminou aquela edição do Brasileirão com seis gols marcados.
Ao fim de seu empréstimo, o Vasco tentou renovar o vínculo junto ao River Plate. No entanto, o time argentino só aceitaria negociar Conca em definitivo. O Fluminense entrou na disputa e superou o cruzmaltino, contratando o jogador em janeiro de 2008.