Como foi o gol do Juninho “monumental” contra o River Plate?
No dia 22 de julho de 1998, no estádio Monumental de Nuñez, Juninho Pernambucano anotou um dos gols mais importantes da história do Vasco da Gama. Foi aos 37 minutos da segunda etapa que o “Reizinho da Colina” marcou o gol de empate contra o River Plate e classificou o cruzmaltino para a final da Copa Libertadores, onde o clube carioca conquistaria a glória eterna contra o Barcelona de Guayaquil.
O histórico gol, que serviu de inspiração até mesmo para um canto da torcida vascaína, saiu de uma cobrança de falta, que claro, era a principal especialidade de Juninho. Na ida, o Vasco tinha vencido por 1 a 0, e no jogo de volta, o River abriu o placar logo aos 26 minutos do primeiro tempo, com Sorín. O jogo estava tenso, e tudo indicava que a disputa seria decidida nas penalidades máximas.
Até que aos 35 minutos da segunda etapa, o meia argentino Montserrat fez uma falta em Vágner na intermediária. Os jogadores do River Plate tentaram fazer a famosa “catimba” para tentar desestabilizar o craque vascaíno, mas não conseguiram. Foi ali que Juninho se tornou Rei. O meia bateu com força na bola, que fez uma curva impressionante para entrar caprichosamente no ângulo de Burgos. Uma verdadeira pintura.
Com o Monumental silenciado, o Vasco segurou o empate e conseguiu a classificação para a final, onde derrotou o Barcelona de Guayaquil.
Relembre a passagem de Juninho pelo Vasco
Formado nas seleções de base do Sport, Juninho Pernambucano se transferiu para o Vasco em 1995 para entrar na história do clube. Em 97, o jogador conquistou o seu primeiro título oficial pelo Vasco, o Campeonato Brasileiro.
Em 98, foi o destaque da conquista da Libertadores, sendo eternamente lembrado pela torcida vascaína por seu gol de falta contra o River Plate no Monumental. Ainda conquistou a Mercosul e o Brasileiro em 2000, além dos títulos estaduais e do eixo Rio e São Paulo. Em 2001, o Reizinho deixou São Januário para fazer história no Lyon, da França. Em 2011, retornou ao Vasco. Ficou no clube até 2013, com uma breve passagem pelo New York Red Bulls, da MLS, em 2012.