Compare os times do Vasco rebaixado com o de 2023

Em um levantamento feito pelo Lance!, um índice mostra todas as vezes que o Vasco entrou na zona de rebaixamento nos anos em que foi rebaixado. A equipe de Barbieri, que até então ocupa a 17ª colocação na tabela de classificação, vem preocupando os cruzmaltinos que temem mais um descenso à Série B.

Em 2008, quando pela primeira vez na história o Vasco foi rebaixado, o Gigante passou a ocupar a zona de rebaixamento logo na última rodada do primeiro turno. Depois disso, nunca mais conseguiu sair. Assim como em 2013, quando naquele ano, o time cruzmaltino adentrou ao Z-4 na 21ª rodada.

Em 2015, no ano de seu retorno à primeira divisão do Campeonato Brasileiro, depois de ter conseguido o acesso em 2014, a pior campanha que o clube já teve na Série A: a equipe que depois fora comandada por Adilson Batista, que não foi capaz de evitar o rebaixamento, entrou na lista dos quatro últimos colocados do Brasileirão logo na quarta rodada.

Números de 2023 assustam torcedor vascaíno

Em 2020, o Vasco iniciou muito bem a temporada e chegou até a liderar o campeonato nacional. Na quarta rodada, na mesma altura em que, quando em 2015, o Gigante ocupou a zona do rebaixamento, a equipe de Ramon Menezes, que na época era o treinador do cruzmaltino, chegou à liderança isolada. 

Depois de aplicar uma goleada sobre o Ceará, por 3 a 0, na Arena Castelão, os torcedores cruzmaltinos comemoravam sem saber o que enfrentariam meses depois. Somente na 22ª rodada que o Vasco chegou à zona de rebaixamento para, 16 rodadas depois, ser desqualificado à Série B.

Com a vitória do Cuiabá sobre o Cruzeiro, na última segunda-feira, por 1 a 0, o Dourado deixou para trás Corinthians e Vasco na tabela de classificação. Agora, ambas equipes estão na briga para saírem da zona de rebaixamento. Atualmente, com apenas seis pontos conquistados em sete rodadas, o Gigante ocupa a 17ª colocação na tabela de classificação.