Conmebol confirma vitória em cima do Palmeiras e entrega título para o Vasco
Há pouco mais de 23 anos, o Vasco conseguia uma das maiores viradas de toda a sua história. Depois sofrer três gols do Palmeiras e ter um jogador expulso, o Gigante da Colina virou a decisão da Copa Mercosul e conquistou o tricampeonato sul-americano.
A final, marcada por um hat-trick de Romário e sua foto histórica com Juninho Paulista, ofusca, mas não apaga, a incrível campanha do time de Joel Santana em 2000. Antes de enfrentar a equipe paulista, o Vasco duelou contra times como San Lorenzo, River Plate e Peñarol.
Relembre a campanha do Vasco na Mercosul
No Grupo E, o Vasco disputou uma das vagas na próxima fase junto de Peñarol, do Uruguai, Atlético-MG e San Lorenzo, da Argentina. O início da campanha cruzmaltina foi difícil, com a classificação em segundo lugar vindo somente na última rodada, após bater o Galo por 2×0.
Nas quartas de final, o Gigante da Colina enfrentou o Rosario Central, da Argentina. Depois do 1×1 no placar agregado, a disputa da vaga nas semis foi para os pênaltis. Nas penalidades, o Vasco venceu por 5×4 e jogou contra o River Plate por uma vaga na final. Na Argentina, o Cruz-Maltino fez 4×1. Já no Rio de Janeiro, bateu novamente os argentinos, mas dessa vez pelo placar de 1×0.
Vale lembrar que antes de enfrentar o Palmeiras, o Vasco enfrentou um problema de última hora. Quatro dias antes do jogo, a equipe empatou com o Cruzeiro pela semifinal do Brasileiro e, no dia posterior, recebeu folga. A atitude desagradou Eurico Miranda, que tentou mudar a programação e desagradou o treinador da época, Oswaldo de Oliveira. Depois, o técnico foi demitido e substituído por Joel Santana às vésperas da final.