De quantas finais o Vasco já participou em torneios da CONMEBOL?
Na última semana, as finais sul-americanas foram definidas. Enquanto o Atlético-MG eliminou o River Plate com 3×0 no placar agregado, o Botafogo passou pelo Peñarol após vencer por 6×3 e teremos uma decisão alvinegra na Libertadores. Já na Copa Sul-Americana, Cruzeiro e Racing passaram por Lanús e Corinthians, respectivamente. Mas e o Vasco? Quantas vezes o Cruz-Maltino disputou uma decisão de uma competição da CONMEBOL?
Embora seja tricampeão sul-americano, o Cruz-Maltino possui duas participações em finais de competições da entidade. Em 1998, o Vasco chegou à decisão da Libertadores, quando venceu o Barcelona de Guayaquil. Dois anos depois, em 2000, o Gigante da Colina disputou a histórica final da Copa Mercosul, vencida diante do Palmeiras por 4×3. Na oportunidade, o clube carioca virou um placar de 3×0 para o time paulista.
Há quantos anos o Vasco não participa de uma competição sul-americana?
Após vencer o Bahia pelo Campeonato Brasileiro, o Vasco de Rafael Paiva voltou a sonhar com uma vaga na próxima Copa Libertadores. Com a iminente criação do G7, o Cruz-Maltino está a três pontos do Bahia, atual 7º colocado do Brasileirão. Uma classificação para a Copa Sul-Americana, no entanto, não seria menos comemorada.
Isso porque o Gigante da Colina não disputa o segundo maior torneio da América do Sul desde 2020, quando foi eliminado nas oitavas de final para o Defensa y Justicia, campeão daquela edição. No caso da Libertadores, a situação é um pouco pior. A última participação na busca pela Glória Eterna aconteceu em 2018, quando foi eliminado ainda na fase de grupos, onde enfrentou Cruzeiro, Racing e Universidad de Chile. Posteriormente, caiu na segunda rodada da Sul-Americana, contra a LDU.