Depois de 10 anos, Vasco confirmou título e a torcida já pode comemorar
É impossível negar que Rafael Paiva mudou o rumo da temporada do Vasco. Torna-se até uma afirmação repetitiva, dada as classificações e os tabus quebrados, mas necessária para dimensionar o impacto do treinador no time. Depois de goleadas vexatórias e trocas na comissão técnica, poucos cruzmaltinos acreditariam que o rumo da temporada seria diferente do visto em 2023.
Na “Era Paiva”, o Gigante da Colina chegou às semifinais da Copa do Brasil pela primeira vez desde 2011, quando foi campeão da competição. Além disso, venceu o Corinthians após 14 anos e o Internacional depois de cinco. Recentemente, inclusive, alcançou outro grande feito.
Vasco consegue sua melhor campanha no Brasileiro nos últimos 10 anos
Junto da briga pelo título da Copa do Brasil, o Cruz-Maltino também luta por uma vaga na Copa Libertadores de 2025. Para isso, o torcedor pode se apegar a uma estatística que mostra que seu time está no caminho certo. Até o momento, a campanha desse ano é melhor que a de 2017, quando o Vasco de Zé Ricardo se classificou para a principal competição do continente.
Na oportunidade, com 27 jogos disputados, o clube somava 36 pontos, com 10 vitórias, seis empates e 11 derrotas, também na nona colocação. Em 2024, o cenário é o mesmo, mas com o saldo de gol maior. São 31 gols marcados nesse ano, contra 28 em 2017. Além disso, a equipe de Rafael Paiva possui um jogo a menos pelo Brasileiro, contra o Cuiabá. Caso vença, pode se aproximar ainda mais da Glória Eterna.