Destaque dos EUA em Copas do Mundo jogou no Vasco da Gama
Quando falamos que o Vasco da Gama já teve um jogador com três Copas do Mundo em seu currículo, é de se esperar que este atleta em questão tenha sido um grande jogador na história do Gigante da Colina. No entanto, a história é bem diferente. Estamos falando de Cobi Jones, um dos grandes nomes dos Estados Unidos na década de 90.
Cobi era uma grande estrela da seleção estadunidense, e era visto como um “produto” para fazer marketing da liga americana de futebol mundo à fora. Ele começou sua carreira profissional no Conventry City, da Inglaterra. Após um ano na Europa, ele foi para o Vasco da Gama, em 1995.
Quando ele chegou no Gigante da Colina, já havia participado da Copa do Mundo de 1994. E apesar da popularidade do atleta em terras estadunidenses, Cobi passou longe de ser destaque no Vasco. Ele mal era relacionado para o time principal, sendo utilizado apenas na Copa Rio, com um elenco formado em sua maioria por jovens e veteranos em recuperação.
Sua estreia no clube foi no dia 21 de outubro de 1995, em partida contra o Campo Grande, no Estádio do Internacional de Jacarepaguá. O cruzmaltino venceu o jogo por 2 a 1. Depois desta partida, o americano realizou apenas outros três jogos pela equipe.
Após a experiência fracassada, Cobi Jones voltou para os Estados Unidos, assinando com o Los Angeles Galaxy. Lá, conseguiu viver parte das expectativas esperadas, ficando 10 anos no clube e seguindo sendo uma das estrelas da Seleção Estadunidense, participando das Copas do Mundo de 1998 e 2002.