Dinamite jogou em outro clube de origem portuguesa além do Vasco
Roberto Dinamite é o maior jogador da história do Vasco da Gama. Revelado no clube, o lendário atacante atuou por 20 anos no Gigante da Colina. No entanto, Dinamite jogou por outros três clubes em sua carreira. Um deles foi o Barcelona, durante 1979 e 1980.
Depois, em 1989, já na reta final de sua carreira, Roberto foi visto como uma “peça excedente” em um clube que buscava renovar seu elenco. Por isso, o Vasco acabou emprestando seu maior ídolo para outro clube que tem origem lusitana: a Portuguesa de Desportos.
O cruzmaltino acertou um empréstimo de Dinamite por quatro meses para o time do Canindé. Já com 35 anos de idade, o centroavante não decepcionou na equipe paulista. Roberto foi um dos destaques daquela equipe que teve um excelente desempenho no Campeonato Brasileiro, terminando na sétima colocação com 7 vitórias, 6 empates e 5 derrotas nos 18 jogos que disputou.
A Lusa acabou caindo na segunda fase da competição, que curiosamente, foi vencida pelo Vasco da Gama. Na temporada seguinte, Dinamite voltou para o Vasco da Gama. Foram 17 partidas e nove gols vestindo a camisa da Portuguesa. Em 1991, o atacante foi emprestado para o Campo Grande, do Rio de Janeiro.
Relembre a inusitada passagem de Dinamite no Campo Grande
Aos 37 anos, Roberto Dinamite foi emprestado ao Campo Grande, clube de pouca expressão no futebol carioca. estava deixando o clube por ser considerada “velho” demais para um Vasco da Gama que passava por uma reformulação no elenco. O atacante recebeu propostas de dez clubes diferentes, mas escolheu o Campo Grande, pois afirmou “gostar de desafios”.
Para a estreia de Roberto, o Campo Grande realizou um amistoso contra a Portuguesa de Desportos, clube que Roberto havia atuado em 1989. O jogo aconteceu no dia 13 de junho de 1991, no Estádio Ítalo Del Cima. Dinamite não teve grande atuação, mas seu clube acabou vencendo aquele embate por 2 a 0.
No Campeonato Carioca, Roberto chegou a enfrentar o Vasco, no dia 4 de agosto. O cruzmaltino venceu por 1 a 0. O Campo Grande terminou o primeiro turno em quinto lugar, atrás apenas dos quatro grandes do Rio. No segundo turno, a equipe se reforçou mais ainda, com nomes com Cláudio Adão e PC Gusmão. O time de Dinamite novamente terminou na quinta colocação.
Roberto participou de 14 jogos com o Campo Grande. Sua boa atuação no torneio estadual fez com que ele retornasse para o Vasco em 1992, ano em que o cruzmaltino teve ótima participação no Brasileirão e foi o campeão do Carioca. Em 1993, Roberto Dinamite encerrou sua carreira.