Dirigentes do Flamengo acham que a 777 vai pular da barca
A polêmica envolvendo Flamengo e Vasco pela licitação do Maracanã ganhou mais um capítulo. De acordo com o jornal “O Globo”, dentro do Flamengo, há uma certeza sobre o grupo americano 777 Partners, controlador do Vasco: a de que ele não será o dono do cruz-maltino por muito tempo. Por isso, o rubro-negro possui desinteresse em ter uma parceria com os americanos na gestão do estádio.
Este pensamento é motivado pelo fato da 777 Partners ser um fundo de Private Equity. Ou seja, especializado em aplicar dinheiro de investidores na compra de empresas diversas. O objetivo do fundo é valorizar essas companhias e depois tentar vendê-las, para retornar o dinheiro dos investidores em até dez anos.
Por isso, a diretoria rubro-negra tem um “pé atrás” para assumir um compromisso de longo prazo com a 777 Partners, já que não sabe quem será o novo dono do Vasco nos próximos anos. Consequentemente, também não sabe quem poderá ser o seu sócio na administração do estádio, cuja a concessão será de 20 anos.
Empresa quer pagar quase 5 bilhões para criar Liga brasileira com o Vasco
Nesta semana, a gestora americana Serengeti fez uma proposta para representantes da Liga Forte Futebol, que é composta por 26 clubes do futebol brasileiro, com objetivo de se tornar sócia da potencial nova “liga” de clubes do futebol no país. De acordo com reportagem do Globo Esporte, o montante gira em torno de R$ 4,85 bilhões.
O acordo prevê que a liga seja formatada como uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), da qual fariam parte os clubes. Caso a oferta seja aceita, seus dirigentes venderiam uma participação de 20% sobre o negócio para a companhia, que se tornaria sócia na gestão do futebol.
Inicialmente, a Serengeti promete realizar o pagamento deste valor em três parcelas. No entanto, os termos serão válidos apenas caso a liga de clubes tenha no mínimo 36 representantes no Campeonato Brasileiro e na Série B em 2023. Atualmente, existem duas ligas distintas; a Forte Futebol e a Libra, da qual clubes como Flamengo, Vasco, Corinthians e Palmeiras fazem parte.