Do que o Vasco precisa para se classificar na Copa do Brasil?
Nesta quarta-feira, Fortaleza e Vasco empataram em 0x0, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Na Arena Castelão, o Leão criou as melhores oportunidades e até finalizou uma bola na trave, mas não converteu nenhuma chance. O Cruz-Maltino, por sua vez, foi treinado por Rafael Paiva, do sub-20, segurou o resultado e conseguiu levar a decisão da vaga para São Januário.
No dia 21 de maio, ambas as equipes definirão quem avança para as oitavas de final da Copa do Brasil. Na Colina Histórica, o retrospecto do Vasco pode deixar a torcida otimista sobre a classificação. Em nove jogos no Caldeirão, o Cruz-Maltino venceu seis vezes e empatou três. Caso consiga um novo triunfo, terá sua vaga garantida na próxima fase. Com um empate, por outro lado, a decisão vai para os pênaltis.
Quando foi a última vez que o Vasco chegou às oitavas da Copa do Brasil?
Campeão da competição em 2011, o Gigante da Colina não conseguiu chegar perto de repetir a campanha do título nos últimos anos. A última vez que a equipe chegou às oitavas, por exemplo, foi em 2021, quando acabou eliminado para o São Paulo pelo placar agregado de 4×1.
Além disso, nos últimos dois anos a equipe era eliminada na segunda fase da competição, o que quase se repetiu contra o Água Santa. Em 2023, carrasco foi o ABC-RN, enquanto em 2022 foi a vez da Juazeirense-BA. Desde a conquista da Copa do Brasil, o Vasco só conseguiu chegar às quartas da final da competição.