É verdade que o zagueiro Maicon contrariou o treinador Ramón Díaz?
Em jogo válido pela 34ª rodada, o Vasco da Gama recebeu o América Mineiro (já rebaixado) em São Januário e ganhou por 2 a 1. O clube do Rio de Janeiro divulgou um vídeo de Maicon, zagueiro titular ao lado de Medel, conversando com os outros jogadores antes da vitória contra o América:
“Nada pode nos impedir lá dentro. Já me perguntaram quem nós somos. Sabem quem nós somos? Nós somos atletas comprometidos, nós somos uma equipe que quando esteve com a corda no pescoço, a gente mostrou quem a gente era, a gente teve personalidade, e hoje não pode faltar! Sabe o que o medo faz? O medo te impossibilita de viver coisas boas. O meu time não tem medo. Eles não têm nada a perder? Nós temos muitas coisas a ganhar e hoje são três pontos!”
Nas últimas quatro partidas com Maicon como titular, Vasco não perdeu
Mesmo com a fala de Maicon para inspirar seus companheiros, o Gigante da Colina não teve uma boa atuação, pelo menos segundo análise de Ramón Díaz, que deu a entender durante a coletiva de imprensa que sua equipe jogou com medo, enquanto o América pode jogar livremente, pois não tem mais necessidade de conquistar pontos no Brasileirão:
“Hoje era um dia muito especial, conversamos a semana toda que seria a partida mais difícil, porque quando se enfrenta um time que não tem compromisso nem responsabilidade de jogar por pontos verdadeiramente é muito difícil. Eles foram superiores em todos os sentidos: tático, de jogo, em dinâmica, em pressão e nos duelos individuais. Foram muito superiores em todos os setores. Estou muito decepcionado com a equipe, pois não é a forma que trabalhamos.”