É verdade que Romário fez 3 gols pelo Barcelona e foi embora pro Brasil no intervalo?
Uma das histórias mais legais e curiosas da história do futebol brasileiro envolve Romário, Johan Cruyff, o Barcelona e o carnaval carioca. O episódio consiste do Baixinho, em sua época no time catalão, fazendo três gols no primeiro tempo de uma partida para ser substuído pelo então técnico Cruyff e viajar para o Brasil, com o fim de aproveitar o carnaval de 1994.
A história surgiu após uma declaração do próprio Cruyff, em 2012. “Uma vez, ele (Romário) veio me perguntar se poderia faltar dois dias de treinos para voltar ao Brasil. Deveria ser carnaval no Rio de Janeiro. Eu respondi: ‘se você fizer dois gols amanhã, te dou dois dias a mais de descanso que o restante da equipe’”, afirmou o holandês.
“No dia seguinte, ele marcou seu segundo gol com 20 minutos de jogo e imediatamente fez um gesto para mim pedindo para sair. Ele me disse: ‘Treinador, meu avião sai em menos de uma hora”, completou Cruyff, em entrevista ao jornal francês L’Equipe. Depois disso, o próprio Romário passou a contar essa história por aí.
No entanto, apesar da magia e do sua importância no folclore do futebol brasileiro, a história não é verdadeira. O primeiro ponto de divergência são as datas: o Carnaval de 1994 aconteceu entre os dias 12 e 14 de fevereiro. Enquanto isso, Romário realmente marcava dois gols, mas o segundo saiu apenas a 14 minutos do fim do jogo contra o Real Zaragoza, que venceu o Barcelona por 6 a 3 no dia 13. Ou seja, Romário sequer viajou para o Brasil.