Edmundo tem números impressionantes com a camisa do Vasco da Gama
Em uma época de poucos títulos e ídolos do Vasco, a torcida cruzmaltina projeta a renovação e tempos melhores com as lembranças de um passado histórico. E é claro que, em 125 anos de Gigante da Colina, não existe a possibilidade de ignorar a passagem de Edmundo por São Januário.
Ao todo, vestindo a Cruz de Malta, o “Animal”, disputou 244 Jogos, marcou 137 Gols e distribuiu 50 assistências, conquistando seis títulos. As conquistas foram: o Brasileirão de 97, o Carioca de 92, duas Taças Guanabaras em 92 e 2000 e as Taças Rio de 92 e 99.
Para além das estatísticas, Edmundo teve sua passagem por São Januário marcada por uma rixa com Romário
Além dos títulos, gols e outros momentos marcantes com a camisa do Vasco, Edmundo também teve uma carreira rodeada por algumas polêmicas. Uma delas foi publicada em 2022, por Pedrinho, em entrevista ao Charla Podcast. Na oportunidade, o atual presidente do Vasco comentou sobre um desentendimento entre Edmundo e Romário antes de um jogo do Gigante da Colina.
“A gente estava na sala de aquecimento. Aí quando voltamos pro vestiário, a roupa estava dobrada, com a faixa de capitão em cima da camisa 11, do Romário. Aí chegou o Edmundo, viu aquilo, pediu a passagem dele, trocou de roupa e foi embora. Ele era brabo demais”, relembrou Pedrinho.
Além disso, comentou sobre a rivalidade entre o “Animal” e o “Baixinho”, que continuava até nos treinos. “O rachão entre os dois demorava cinco horas para acabar se tivesse 1 a 0 pra alguém. Quando estava empatado, durava cinco minutos, ninguém queria apitar. Tocava no Romário, o Edmundo me xingava, tocava no Edmundo, o Romário me xingava. Tu chutava no gol, os dois xingavam”, completou.