Ele aposentou! Pesadelo dos vascaínos pendurou as chuteiras
Leandro Pedro Vuaden pendurou o apito após 26 anos como árbitro de futebol e seguirá carreira nos gabinetes da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Na tarde desta sexta-feira, o gaúcho de 48 anos foi anunciado como novo presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol – CEAF/RS.
Vuaden assume o cargo no lugar de Luiz Fernando Moreira, que se aposentou. O ex-árbitro terá a responsabilidade e o desafio de liderar a arbitragem do futebol gaúcho.
“vou desempenhar uma função fora do gramado. Mas com a mesma essência, dedicação e profissionalismo. Estaremos à frente de um dos melhores quadros do Brasil. As competições gaúchas são muito fortes e isso exige muito da arbitragem. Vamos trabalhar muito para atender às demandas e para buscar a excelência – disse Vuaden.
Vuaden estreou em 1997 e comandou a primeira final de Gauchão em 2004 – ao todo, apitou 14 finais. Ele ganhou notoriedade no cenário nacional e se tornou um dos principais árbitros do país. Em 2011 e 2020, foi eleito o melhor do Brasileirão. Integrou o quadro da Fifa por oito anos.
Último jogo de Vuaden foi marrcante para os vascaínos
Em 2023, Vuaden comandou 35 partidas, somando Copa do Brasil e Séries A, B, C e D. O último jogo da carreira foi a vitória do Fortaleza sobre o Santos, na Vila Belmiro, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogo ficou marcado por ser o primeiro rebaixamento do Santos, que disputava com Vasco e Bahia para ver quem seria o rebaixado. O Santos estava na frente dos dois antes da rodada começar, mas foi o único a não vencer e amargar o rebaixamento.