Engenhão não era o plano A do Vasco para o Brasileirão 2023
O Vasco decidiu mandar a partida contra o Fluminense para o Engenhão. Porém, o clube procurou outras alternativas antes de bater o martelo. Maracanã e São Januário eram opções claras e prioritárias, mas as condições de cada um impossibilitaram que o clássico fosse realizado em ambos.
O Maracanã enfrenta grande dificuldade por ter a condição do gramado bastante prejudicada. O estádio inclusive está fechado para que o campo seja reparado e cuidado da melhor forma possível para a final da Copa do Brasil, no próximo dia 17, num domingo, quando Flamengo e São Paulo fazem o primeiro jogo da grande decisão.
Já São Januário está interditado pela Justiça até hoje. A última partida que aconteceu na Colina Histórica foi há quase três meses. A Ministra Anielle Franco falou sobre o caso e saiu em defesa do Vasco.
O Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, é um patrimônio que vai além do Clube de Regatas Vasco da Gama e de seus torcedores, e sua interdição tem prejudicado sobretudo a geração de renda dos trabalhadores da região, que são majoritariamente pessoas negras e pobres. Após conflito entre torcidas, a justiça do RJ, a pedido do Ministério Público do Estado, interditou o Estádio de São Januário
Irmã de Marielle Franco demonstra revolta por interdição de São Januário
Engenhão será palco do clássico entre cruzmaltinos e tricolores
No próximo dia 16, num sábado, Vasco e Fluminense promovem o clássico carioca pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe de Ramón Díaz pode ganhar um grande reforço até lá: Payet vem treinando intensamente para ter condições físicas ainda melhores para poder atuar por mais minutos em campo.