Enner Valencia e Nenê se juntaram para jogar no mesmo time
Com duas passagens importantes pelo Vasco, Nenê se tornou um dos jogadores mais queridos pela atual geração de cruzmaltinos. Embora muitos não o considerem ídolo do clube, é fato que o camisa 10 marcou época em São Januário. Entretanto, nem sempre foi assim. Ele passou por outras 16 equipes além do Gigante da Colina e acumulou histórias ao longo destes mais de 20 anos de carreira.
Uma delas foi a dupla que fez com Enner Valencia, atacante do Internacional, no West Ham, da Inglaterra. Na época, o meia fechou contrato com o time inglês até junho de 2015. Sua passagem por lá, no entanto, foi apagada: Nenê esteve em campo por apenas 127 minutos em oito partidas. O atacante, por sua vez, também teve um desempenho ruim e foi emprestado ao Everton na temporada seguinte.
Após três meses na Premier League, Nenê chegou ao Vasco para sua primeira passagem pelo clube
Depois de rescindir com o West Ham da Inglaterra, o camisa 10 foi repatriado pelo clube naquele ano. Desde suas primeiras partidas, Nenê assumiu o protagonismo e liderou o time em busca de uma reação no Campeonato Brasileiro de 2015. Contudo, não foi o suficiente para evitar o terceiro rebaixamento do Cruz-Maltino. Naquela temporada, ele disputou 23 jogos, marcou nove gols e distribuiu quatro assistências.
Em 2016, ele seguiu no clube e foi o principal atleta do time na campanha do acesso. No total, marcou 21 vezes e deu nove passes para gol em 55 partidas. Na volta à Série A, em 2017, também teve papel crucial na volta do Gigante da Colina à Copa Libertadores através da fase preliminar. Naquele ano, o camisa 10 entrou em campo em 49 oportunidades, marcando 11 gols e anotando cinco assistências.
Em 2018, Nenê deixou São Januário rumo ao São Paulo. Três anos depois, o meia retornou ao Cruz-Maltino para sua segunda e última passagem pelo clube. Ao todo, disputou mais de 200 jogos pelo Gigante da Colina, marcou 63 gols e distribuiu 51 assistências.