Essa foto comprova que a torcida do Vasco é a mais maluca que tem no Brasil
No final do Campeonato Brasileiro de 2019, o Vasco da Gama recebeu o Cruzeiro em São Januário, e ganhou pelo placar de 1 a 0, com gol convertido por Guarín, em um chute de fora da área. O jogo ficou marcado por polêmicas de arbitragem, já que o time do Rio de Janeiro reclamou bastante de dois pênaltis não marcados ainda no primeiro tempo.
Vasco derrotou o Cruzeiro por 1 a 0 e confirmou permanência na Série A
Com a vitória sobre o time de Minas Gerais, o Vasco chegou aos 47 pontos, e confirmou sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, além de encaminhar sua classificação para a Copa Sul-Americana. O resultado positivo conquistado pelo Gigante da Colina também ajudou seus rivais cariocas: o Botafogo e o Fluminense. Os times também brigavam contra o rebaixamento, mas com a derrota da Raposa, eles se salvaram.
A derrota para o Vasco deixou o Cruzeiro estacionado nos 36 pontos, o suficiente para ocupar a 17ª posição na tabela do Campeonato Brasileiro. O clube mineiro terminou aquela edição da competição nacional de pontos corridos com mais duas derrotas: 2 a 0 para o Grêmio fora de casa, e 2 a 0 para o Palmeiras em casa. Com esses resultados, o primeiro rebaixamento no Campeonato Brasileiro da Raposa foi decretado.
Por outro lado, depois da vitória sobre o Cruzeiro, o Vasco terminou o Campeonato Brasileiro de 2019 sem perder jogos. O time ainda viajou para enfrentar o Bahia e empatou em 1 a 1, e fechou o torneio nacional contra a Chapecoense no Rio de Janeiro (1 a 1 novamente).