Esse foi um dos jogos mais importantes da história do Vasco da Gama

Em mais de 100 anos de existência, o Vasco da Gama acumulou diversas decisões em vários campeonatos. Seja pela Copa Libertadores, Mercosul, Copa do Brasil ou Brasileiro, não faltam capítulos marcantes na história do Cruz-Maltino. No entanto, nem só de glórias vive um clube. E na última quarta-feira (6), a “Batalha de Itu” completou dois anos.

Para além do retorno à Série A, a vitória por 1×0 sobre o Ituano no dia 06 de novembro de 2022 tirou um grande peso das costas dos torcedores por vários motivos. Junto da angústia de cair pela quarta vez, os vascaínos viam na “Era SAF” uma chance de voltar a viver dias melhores. Contudo, sem o acesso, o terceiro ano seguido na Série B poderia complicar o plano de reestruturação do clube.

Fim de campanha turbulento e choro de Nenê

Embora a 777 Partners tenha ruído financeiramente, o contexto naquela época era esse. E o Vasco até começou bem, com bons resultados e indicação de que subiria sem muita dificuldade. No segundo turno, no entanto, entre mudanças de técnicos e resultados ruins, tudo ficou para a 38ª rodada. Com um pênalti no início do jogo, marcado por Nenê, e um jogador a mais até os 12 do segundo tempo, esperava-se uma vitória tranquila sobre o Ituano, o que não aconteceu.

O time paulista pressionou e quase empatou o jogo, onde uma vitória significaria a conquista do acesso no lugar do Vasco. No fim das contas, o Cruz-Maltino venceu, retornou à Série A e viu Nenê se emocionar mais uma vez.

Em 2021, quando o time terminou a Série B na 10ª posição, o meia deu uma entrevista prometendo que só deixaria São Januário quando o Gigante da Colina estivesse na Série A novamente. Um ano depois, Nenê cumpriu a promessa. “Não tenho nem palavras. Poder cumprir… Falei que não ia sair daqui até ajudar o Vasco a subir. Graças a Deus já foi nesse ano. Só tenho a agradecer a Deus, Ele nos fortaleceu e nos abençoou. Agradecer aos nossos familiares”, disse após o jogo.