Estádio São Januário já recebeu mais de 40 mil pessoas em um jogo
Mesmo com uma capacidade atual de 21.880 pessoas em jogos oficiais, o Estádio Vasco da Gama, mais conhecido como São Januário, já recebeu quase o dobro de espectadores em uma partida da equipe cruzmaltina.
Em 1978, o Vasco recebeu 40.209 torcedores na Colina História em uma partida contra o Londrina, onde foi derrotada por 2 a 0 em confronto que valia a classificação para as semifinais do Campeonato Brasileiro de 1977. O clube paranense conquistou a classificação e enfrentou o Atlético Mineiro na fase seguinte, onde foi eliminado.
Em uma ocasião mais “recente”, 36 mil pessoas compareceram na final da Copa Libertadores em 1998, onde o cruzmaltino se sagrou campeão. Dois anos depois, cerca de 32 mil pessoas estavam no estádio para ver a decisão da Copa João Havelange de 2000, que ficou marcada pela queda do alambrado, situação que contribuiu para a redução da capacidade total de São Januário.
O Vasco segue com dificuldades em ampliar a capacidade de seu estádio, principalmente por questões de seguranças, que acarretaria em reformas na estrutura, e principalmente por questões financeiras. No entanto, o cenário pode mudar após a chegada da 777 Partners, empresa americana que comprou 70% da SAF do clube.
A 777 irá reformar o estádio do Vasco?
O time cruzmaltino tem negociações avançadas com a Prefeitura do Rio de Janeiro para receber o potencial construtivo referente ao complexo de São Januário. As receitas seriam usadas para reformar, modernizar e ampliar a capacidade atual para 40 mil torcedores. As conversas com prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes começaram em janeiro e esquentaram nos últimos meses.