Este foi o maior reforço da história na SAF do Vasco da Gama
Em fevereiro de 2022, o Vasco anunciou a assinatura do memorando pelo acordo da venda de sua SAF à 777 Partners. Desde então, a empresa assumiu a dívida bilionária do clube e se comprometeu em tornar o Cruz-Maltino um time forte e autossustentável nos últimos anos. Entre milhões de reais gastos em jogadores e reestruturações no clube, os norte-americanos têm tentado cumprir sua obrigação.
O que se vê em 2024, no entanto, é o diferente do esperado. Em 2023, com a promessa de competitividade, o Gigante da Colina quase foi rebaixado no Brasileirão e precisou de uma reação histórica para se salvar. Assim, nessa temporada, a 777 tenta corrigir a rota da equipe. A principal cara do projeto, contudo, não é um jogador. Ele, inclusive, não entra em campo pelo Vasco.
Maior reforço da era SAF
Isso porque a maior contratação do Vasco enquanto empresa foi a de Ramón Díaz. Quando o time estava no Z4 e praticamente confirmado na Série B, o argentino mudou totalmente o panorama. Ao chegar, o treinador tornou o elenco competitivo e fez o que era tido como impossível. Agora, nessa temporada, não é diferente.
Apesar da chegada de novos jogadores, Ramón Díaz segue pedindo reforços e, mesmo assim, o time tem desempenhado bem. Assim, independente da qualidade do plantel, é visível como o argentino é uma das contratações mais importantes da SAF vascaína.
Um exemplo desse impacto apareceu justamente na vitória sobre o Botafogo. Depois do triunfo, Ramón alcançou um aproveitamento de 61,1% em clássicos. Ao todo, são três vitórias, dois empates e uma derrota. A explicação sobre o momento veio de Emiliano Díaz, seu filho e auxiliar, que reafirmou a mentalidade da equipe: “Clássico é vida ou morte. Pode não jogar tão bem, mas sabe que tem que lutar”.