Firmino desembarcou no Rio de Janeiro para jogar com Philippe Coutinho
Em 2019, o Brasil se sagrou campeão da Copa América, realizada no Brasil. Para conquistar o troféu da competição entre seleções, o Brasil ganhou de 3 a 1 do Peru na grande final realizada no Maracanã. A Argentina ficou em terceiro lugar, ao ganhar do Chile por 2 a 1.
Ao longo da campanha do Brasil na competição, Roberto Firmino teve uma boa particição, assim como Philippe Coutinho. Ambos os jogadores terminaram a Copa América com dois gols cada. Firmino ainda colaborou com mais três assistências, e Coutinho com mais uma. Na grande final contra o Peru, os gols do Brasil foram marcados por Everton, Gabriel Jesus e Richarlison. Coutinho e Firmino começaram a partida como titulares.
Na atual temporada, Firmino soma 23 partidas, com seis gols e quatro assistências
Na semifinal, contra a Argentina comandada por Messi, o Brasil passou ganhando por 2 a 0. Roberto Firmino foi um dos principais jogadores em campo, já que deu a assistências para Gabriel Jesus abrir o placar aos 19 minutos. Firmino marcou seu gol aos 71 minutos, com assistência de Gabriel Jesus.
O melhor jogo do Brasil na competição foi na primeira fase, quando ganhou do Peru por 5 a 0. Os gols foram marcados por Casemiro, Roberto Firmino, Everton (com assistência de Coutinho), Dani Alves (com assistência de Firmino) e William.
No primeiro jogo do Brasil na competição, Coutinho marcou seus dois tentos na competição na vitória por 3 a 0 sobre a Bolívia. O segundo gol de Coutinho no jogo foi com assistência de Roberto Firmino, e a dupla também começou como titular.