Globo dormiu no ponto e transmissão do Brasileirão pode ir para outra emissora
Desde 2021, quando a Lei do Mandante passou a valer, o futebol brasileiro nunca mais foi o mesmo. Os clubes detentores do mando de campo podem negociar os direitos de transmissão da partida com qualquer emissora, o que passou a incomodar a Globo. Essa questão, inclusive, pode afetar o Campeonato Brasileiro de 2025.
Isso porque o contrato da emissora, assinado antes da Lei entrar em vigor, acaba em 2024. Assim, outras empresas interessadas começam a fazer propostas pelos direitos de transmissão do Brasileirão. A Globo fechou com os times da Libra (Liga do Futebol Brasileiro), que conta com oito times, até 2029. Mas e as equipes restantes?
Confira os times presentes em cada grupo e as emissoras interessadas em seus direitos de transmissão
Na Libra, estão Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo e Vitória. Além disso, o Santos também faz parte do grupo, mas está na Série B do Brasileirão. Já os times da Liga Forte União (LFU), que não estão incluídos no acordo com a Globo, são: Corinthians, Internacional, Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo, Fortaleza, Cuiabá, Criciúma e Juventude. E é justamente esse grupo que negocia com outras emissoras.
Segundo o “Lance!”, Record e CazéTV negociam esses direitos. A emissora e o canal do YouTube também fizeram ofertas com duração de quatro anos e aproximadamente R$ 400 milhões anuais para transmitir 38 jogos do Brasileirão. Estes seriam os confrontos que os times da Liga Forte União fossem os donos do mando de campo.