Gol olímpico foi criado pelo Vasco da Gama
Uma das formas de marcar mais belas e difíceis do futebol, o gol olímpico é um lance raro de se ver no esporte bretão. Contudo, antes de todas as tentativas já vistas, algum jogador teve de fazer esse lance para dar origem ao gol que tem nome próprio. Uma das explicações tem a ver com os Jogos Olímpicos, mas não foi bem assim que aconteceu.
Em 2 de outubro de 1924, o Uruguai disputou contra a Argentina seu primeiro amistoso depois da conquista da medalha de ouro nos Jogos de Paris daquele ano. Os argentinos venceram a partida por 2×1, com um dos gols feitos diretamente de um escanteio. Assim, o gol anotado contra os campeões olímpicos passou a ser chamado pela imprensa argentina de gol olímpico e se espalhou por toda a América do Sul.
Mas e a versão do Vasco?
A história acima é a mais consolidada internacionalmente, mas não é a única existente. No Brasil, por exemplo, torcedores do Vasco defendem que foi em um amistoso do time que o nome do gol surgiu. Na oportunidade, o Gigante da Colina venceu o Montevideo Wanderers, do medalhista de ouro Uruguai, com um gol de escanteio direto.
Independente da versão da história, uma coisa é fato: nenhum gol olímpico aconteceu antes de 1924. Isso porque foi só a partir daquele ano que as regras do futebol passaram a tratar os escanteios como tiros diretos. Anteriormente, a bola precisava tocar em um segundo jogador para que o gol fosse validado.