Goleiro Fábio vestiu a camisa do Vasco e foi campeão com o time
Atualmente no Fluminense, onde conquistou a última Copa Libertadores da América, Fábio é certamente um dos maiores goleiros do futebol nacional. Ele é o brasileiro com mais jogos pela competição sul-americana, além de ter marcado seu nome na história pelo Cruzeiro.
Contudo, o que muitos torcedores não sabem é que o arqueiro já passou pelo Vasco. Fábio passou por São Januário entre 2000 e 2004, onde foi campeão brasileiro e até convocado para a seleção brasileira. O goleiro, inclusive, foi o último da posição a ser convocado jogando pelo Gigante da Colina até a recente convocação de Léo Jardim.
A passagem de Fábio pelo Vasco
Revelado pelo União Bandeirante, Fábio passou por Athletico e Cruzeiro antes de chegar ao Vasco. Em São Januário, o goleiro conquistou a Copa João Havelange e a Mercosul, ambas em 2000, além do Campeonato Carioca de 2003. Sua estreia aconteceu em 2000, contra o Santos. Na oportunidade, ele defendeu um pênalti de Edmundo, que reencontrou o Cruz-Maltino depois de sair em função de uma briga com Romário.
Desde então, as atuações de Fábio chamaram a atenção de Carlos Alberto Parreira, técnico da seleção brasileira na época. Em 2003, o treinador convocou Fábio para a disputa da Copa das Confederações daquele ano. Posteriormente, também chamaria o jovem arqueiro para a histórica Copa América de 2004, conquistada sobre a Argentina.
Contudo, nem tudo são flores. Depois de algumas convocações, o presidente do Vasco na época, Eurico Miranda acusou Fábio de não ter se reapresentado ao time. Assim, impedido de jogar pelo clube e de assinar com outra equipe, o goleiro ficou quatro meses sem jogar, o que levou as duas partes à Justiça. Depois, deixou o Rio de Janeiro rumo ao Cruzeiro, onde teria a passagem mais marcante de sua carreira.