Grave: Atleta do Vasco é vítima de racismo da polícia e acaba sendo preso
Em 2023, o Vasco lançou sua terceira camisa em homenagem aos Camisas Negras, histórico time que deu início a luta do clube contra o racismo. Além disso, inúmeras campanhas são feitas pelo Gigante e outros times com o intuito de conscientizar as pessoas acerca desse problema que afeta a sociedade. O importante movimento, contudo, ainda aparenta ser insuficiente para mudar o pensamento das pessoas.
Na última segunda-feira (15), Matheus Henrique, de apenas 15 anos, atleta de remo do Vasco, foi preso injustamente enquanto voltava para casa.
Resolução do caso e posição do Vasco
Segundo o portal NewsColina, tudo aconteceu enquanto o menino retornava para sua casa, em Tuiutí. Ele estava voltando da Zona Sul quando, na altura da Central do Brasil, entraram correndo dois garotos em seu ônibus. O mesmo foi parado mais a frente pela polícia, que prendeu o atleta com a convicção de que ele tinha cometido um assalto.
O remador contou sua história, explicou que é atleta do Vasco e mesmo assim nada foi feito. O jovem foi levado para a delegacia e fichado como menor infrator, acusado de roubo. Sendo assim, Matheus ligou para a mãe, que entrou em contato com a diretoria do clube para auxiliar no caso.
Vale frisar que o atleta não está mais preso e foi liberado. O que acontece, contudo, é que Matheus ainda terá de responder ao processo e é nesse ponto que o Vasco quer entrar. Assim, a ficha do menino seguirá limpa. Ainda segundo o canal de notícias vascaíno, o Vice-Presidente Osório declarou apoio a Matheus Henrique e sua mãe e afirmou: “O Vasco está do lado dela e de seu filho”. Além disso, o clube irá até as últimas instâncias se necessário para proteger o atleta e buscar uma reparação.