Jardel deu título carioca para o Vasco da Gama
O título carioca do Vasco da Gama em 1994 deu fim no que foi uma era vitoriosa do Gigante da Colina na primeira metade da década de 90 (que mais tarde seria restaurada a partir de 1997). Naquele torneio estadual, o cruzmaltino montou uma verdadeira “máquina”, com jogadores como Carlos Germano, Pimentel, William, Cássio, Leandro Ávila, Luisinho e Valdir.
No entanto, o jogador que seria decisivo na conquista do Carioca era um tanto quanto improvável. Revelado nas categorias de base da Colina, o jovem atacante Jardel era até então um “ninguém” no cenário do futebol nacional, com pouquíssimas partidas pelo time profissional do Gigante da Colina.
E foi na reta final do campeonato que a estrela de Jardel brilho. O Vasco precisava vencer o Fluminense, no Maracanã, para conquistar o título. Logo aos seis minutos da partida, Valdir Bigode fez boa jogada pela esquerda e cruzou para a área, com a bola encontrando o jovem Jardel, que se antecipou e mandou a bola no funda da rede do goleiro Ricardo Cruz.
No segundo tempo, com o placar em 1 a 0, William fez uma bela jogada pelo meio-campo e deu o passe para Jardel, que mandou uma bomba indefensável em direção ao gol. 2 a 0 para o cruzmaltino, que segurou o resultado até o fim e se sagrou tricampeão carioca.
Ali se iniciou a trajetória do jovem atacante no Vasco da Gama. Foram 36 gols em 75 partidas. Em 1995, ele assinou com o Grêmio, clube onde virou ídolo. Depois, saiu do futebol brasileiro para fazer sucesso na Europa, pelo Sporting, Porto e Galatasaray.