Jogador do Vasco deu origem ao apelido gandula?
O gandula é aquela pessoa que busca as bolas jogadas para fora do campo em uma partida de futebol. Esta função foi criada após a inauguração do Maracanã, porque várias bolas saíam do campo e existia a necessidade de alguém para buscá-las por conta da distância entre o gramado e a arquibancada. No entanto, o termo “gandula” possui origem no Vasco da Gama, segundo o mito popular.
O nome “gandula” teria surgido em 1939. O Vasco contratou um atacante argentino chamado Bernardo Gandulla, que chegou no São Januário como um reforço de peso. No entanto, ele não se adaptou ao time e ficava apenas no banco de reservas.
Para tentar mostrar utilidade ao seu clube e aos torcedores, ele sempre corria e pegava as bolas que saíam do campo, até mesmo as do adversário. Por conta disso, o jogador tornou-se simpático perante a torcida e, quando ele foi embora, o termo “gandula” continuou a ser usado para designar os repositores de bolas.
No entanto, algumas versões contestam a origem do nome. Segundo historiadores da equipe cruzmaltina, a referida expressão era “antecessora à vinda do referido jogador para o Vasco e de uso comum no futebol carioca”. A palavra “gandula” é o feminino de “gandulo”, que significa “garoto”, “vadio” ou “tratante”.
Em 1933, o jornal carioca Diário da Noite já utilizava o termo “gandula” para se referir à função: “Sujeitava-me então á condição de “gandula”. Nem todos sabem o que significa a palavra “gandula”. Cabe, pois sobre ella, uma ligeira explicação: “gandula” é aquelle garoto que fica atraz do goal, para devolver a bola, quando for atirada fóra do campo, por algum errado”.
Bernardo Gandulla deixou o Vasco em 1940, rumo ao Boca Juniors, onde conseguiu construir uma história por conta de seu futebol, diferente do que aconteceu no clube carioca.