10 jogadores mais caros do Vasco da Gama
Descubra agora as mais diversas histórias dos jogadores mais caros do Vasco da Gama em trajetória
A importância histórica do Vasco da Gama para o futebol é indiscutível, quem conhece a trajetória do clube no futebol brasileiro sabe da sua tamanha luta em prol do progresso social.
Além disso, o Gigante da Colina é um constante revelador de jóias do futebol nacional. Esta afirmação fica ainda mais evidente quando visto que os jogadores mais caros do Vasco foram negociados nos últimos 20 anos.
Foram diversos nomes com carreiras completamente distintas, alguns já se consolidaram no futebol mundial e já são reconhecidos, outros estão dando os primeiros passos na carreira.
Um fato curioso é que, o Vasco da Gama, foi um dos primeiros clubes a conseguir grandes valores na venda de jogadores, isso durante as décadas de 80 e 90. Um grande exemplo foi a venda de Roberto Dinamite para o Barcelona, em 1980.
Agora, veja a lista de jogadores mais caros do Vasco que já foram negociados em toda a sua história no futebol.
Sumário
Paulinho – Bayer Leverkusen
Um dos grandes destaques do Vasco da Gama em 2017. Após fazer uma bela campanha no campeonato brasileiro, Paulinho fez parte do elenco que proporcionou ao Gigante da Colina disputar a Libertadores da temporada seguinte.
Com todo o seu talento e eficiência tática, o clube alemão, Bayer Leverkusen, se mostrou interessado em contar com o atacante no seu elenco para a temporada. Além disso, o jogador já vinha se destacando nas categorias de base da seleção brasileira, principalmente no Campeonato Sul-Americano sub-17.
Após diversas negociações, o Vasco aceitou vender o Paulinho por 18,5 milhões de euros, isso fez com que a venda do atacante se tornasse a maior da história do Vasco.
Paulinho deixou o Rio de Janeiro e partiu para o Velho Continente com a marca de ter sido o jogador mais jovem a atuar no Gigante da Colina no século XXI, quando tinha apenas 16 anos.
Andrey Santos – Chelsea
Até então, esta foi a última grande revelação de uma jóia da base vascaína. Andrey se destacou na campanha do acesso para a elite do futebol brasileiro em 2022, onde se mostrou maduro com pouca idade.
Isso fez com que o Chelsea, clube inglês, aproveitasse a abertura da janela de inverno europeia e comprasse o jogador. Os valores da venda chegaram aos 12,5 milhões de euros.
O valor do investimento pareceu ser exagerado para os torcedores ingleses, mas a desconfiança passou rapidamente após o desempenho do jogador na Copa América sub-20.
Com apenas 17 anos e atuando na função de volante, Andrey se tornou um dos artilheiros da competição empatado com Vitor Roque, atacante da seleção brasileira sub-20 e do Athletico Paranaense. Além disso, o jogador se tornou peça fundamental da conquista continental.
A ideia inicial era que Douglas disputasse as partidas das categorias do Chelsea até completar 18 anos, no entanto, o jogador não conseguiu regularizar a documentação a tempo e isso o faria ficar sem jogar até o meio do ano.
Tendo esse problema em vista, o clube inglês negociou um empréstimo com o seu time de base, o Vasco da Gama, que irá contar com o jogador em seu elenco até julho de 2023.
Douglas Luiz – Manchester City
Uma das grandes revelações do Vasco da Gama nos últimos tempos na verdade foi um “achado”. A história de Douglas Luiz no futebol é uma daquelas que contam sobre persistência e acreditar nos seus sonhos.
O Vascão encontrou o jovem volante em uma peneira, que foi realizada na comunidade de Nova Holanda, no Rio de Janeiro. As primeiras impressões de Douglas nas categorias de base do Vasco foram excelentes.
Em 2016, o jogador se tornou peça chave para a campanha do acesso à elite do futebol brasileiro. Na temporada seguinte, seu desempenho se manteve em alto nível. E claro que um jogador talentoso atraiu os olhares de grandes clubes internacionais.
O vencedor da corrida pela contratação do volante foi o poderoso Manchester City, da Inglaterra, pagando 12 milhões de euros pelo jogador. No entanto, Douglas não recebeu oportunidades no novo clube e, rapidamente, foi emprestado ao Girona, clube espanhol.
Após passar dois anos na Espanha, Douglas retornou a Manchester, mas dessa vez foi vendido para o tradicional Aston Villa, clube que permanece até os dias de hoje.
Diego Souza – Al Ittihad
O grande nome do título da Copa do Brasil de 2012, Diego Souza viveu a melhor fase de sua carreira defendendo as cores do Vasco da Gama. O atacante se tornou protagonista de grandes e maus momentos no clube.
Diversos torcedores se recordam do chute defendido por Cássio nas quartas de final da Libertadores. Entretanto, esse momento não atrapalhou o interesse do clube árabe no atacante.
O Al Ittihad comprou o ex-camisa 10 do Vasco por 8,2 milhões de euros, no entanto, Diego permaneceu apenas uma temporada no Oriente Médio, quase um ano depois de se transferir para a Arábia, o atacante retornou para o futebol brasileiro.
Rômulo – Spartak Moscou
Outro volante da lista de jogadores mais caros do Vasco da Gama, Rômulo iniciou sua carreira atuando no CA Porto, de Pernambuco. Após ser emprestado ao Vasco por uma temporada, o clube carioca decidiu investir no jogador.
Pouco mais de um ano atuando oficialmente como jogador vascaíno, Rômulo despertou o interesse do clube russo, Spartak Moscou. Após diversas conversas e negociações, o Vasco fechou a venda para o time da capital russa por 8 milhões de euros.
Por lá, Rômulo teve boas atuações e conseguiu se tornar campeão da Rússia. O volante defendeu o clube de Moscou até 2017, quando foi negociado com o maior rival do Vasco da Gama.
Em 2021, Rômulo voltou a vestir as cores do Gigante da Colina, mas sua passagem não apresentou a mesma atuação que nos anos anteriores.
Talles Magno – New York City
É incomum ver a transferência de jovens promessas do futebol brasileiro para equipes que não pertencem à Europa, mas o caso de Talles Magno é uma das exceções.
O ponta-esquerda era um dos principais jogadores do Vasco desde sua subida ao profissional, Talles sempre foi muito rápido e ágil, as características necessárias para as equipes que gostam de verticalidade, e foi nesse pensamento que surgiu o NY City.
O clube da MLS, liga nacional de futebol estadunidense, apareceu antes que qualquer outro clube internacional olhasse para Talles com bons olhos. O time do grupo City pagou 7,27 milhões de euros para poder contar com o ponta-esquerda em seu elenco.
Por lá, Talles vai se destacando e já conseguiu conquistar dois títulos nacionais, tendo um papel fundamental em ambas delas. Existem as expectativas de que logo o jogador, que tem apenas 20 anos, irá receber outras propostas em breve.
Alex Teixeira – Shakhtar Donetsk
O meia-atacante foi considerado “revelação mundial”, em 2008, após excelentes atuações com a camisa do Vasco. Alex Teixeira era visto como um dos futuros grandes astros do futebol brasileiro.
Dois anos após receber “título” de revelação, o clube ucrâniano apresentou um forte interesse em contar com o jogador em seu elenco, interesse esse que foi recíproco tanto para o Vasco, quanto para o próprio Alex.
Em janeiro de 2010, o meia-ofensivo se transferiu para o solo europeu, pelo valor de 6 milhões de euros, que havia sido a venda mais cara da história do Vasco até então.
Alex permaneceu seis anos no Shakhtar, por lá, conquistou diversos troféus e entrou para a história do clube. Atualmente, o jogador retornou a sua primeira casa do futebol e segue sendo um dos principais nomes do clube.
Dedé – Cruzeiro
Olhando para o mercado nacional, temos a venda do zagueiro Dedé para o clube de Belo Horizonte. Dedé tem suas origens no Volta Redonda, clube tradicional do Rio de Janeiro, se tornou profissional em 2009, mas apenas em 2011 que o jogador vestiu a camisa do Vascão.
Sua passagem atraiu os olhares de diversos clubes brasileiros, e o mais importante para um jogador nascido no Brasil: a atenção da seleção brasileira. Em 2012, Dedé foi convocado pela primeira vez para defender a amarelinha em amistoso.
Esse foi o passo que faltava para o Cruzeiro abrir seus cofres e investir no zagueiro. Em 2013, o time de Belo Horizonte negociou 5 milhões de euros com o Vasco da Gama para contar com Dedé em seu elenco.
Marrony – Atlético-MG
Outra venda que aconteceu em território brasileiro foi a de Marrony, que coincidentemente também foi para Belo Horizonte, dessa vez o Vasco negociou seu jogador com o Atlético-MG.
O ponta-direita subiu para o profissional do Vasco em 2018, após mostrar um bom futebol em duas temporadas, o clube de Belo Horizonte se interessou na negociação com o jogador.
Em agosto de 2020, quando o futebol estava retornando da pandemia ocasionada pelo Covid-19, o Atlético comprou o Marrony por 3,45 milhões de euros.
Philippe Coutinho – Inter de Milão
O último atleta da lista de jogadores mais caros do Vasco da Gama dispensa apresentações no futebol mundial. Philippe Coutinho foi um dos principais nomes brasileiros no âmbito internacional nos últimos tempos.
Coutinho fez sua base inteira no Gigante da Colina, desde seus primeiros passos na carreira, o futebol internacional já olhava para o jogador com bons olhos. Antes mesmo de subir para a categoria principal do Vasco, a Inter de Milão, clube italiano, comprou o jogador por 3,8 milhões de euros.
Isso faria com que Philippe não chegasse sequer a vestir o manto do Vasco da Gama como jogador profissional. Entretanto, por ter apenas 17 anos, a situação de Coutinho foi muito parecida com a de Andrey.
Philippe permaneceu no Vasco até julho de 2010, quando finalmente se mudou para a Itália. A carreira de Coutinho diz por si só, o meia-ofensivo é um jogador diferente, e assim como os outros, fez sua história no futebol mundial.