Jorginho foi jogador do Vasco da Gama. Relembre
Jorginho é o novo treinador do Vasco da Gama. Pela terceira vez em sua carreira, o tetracampeão irá assumir o cargo de comandante do clube cruzmaltino, que atualmente luta para garantir o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. No entanto, além de técnico, Jorginho já atuou pelo Gigante da Colina como jogador. Relembre sua passagem:
O lateral direito chegou no Vasco em 1999, com 36 anos. Ele foi o volante titular de uma das maiores formações da história vascaína, que venceu a Copa João Havelange – final realizada em janeiro de 2001 – e a Copa Mercosul, na histórica virada de 3 a 0 para 4 a 3 sobre o Palmeiras.
Experiente, Jorginho aliava técnica ao poder de marcação em sua nova função, fazendo muito bem o papel de um construtor de jogo recuado. Apesar da boa e vitoriosa passagem pelo Vasco, Jorginho – que estava no elenco vice-campeão do mundo em 2000 – saiu pela porta dos fundos de São Januário.
Ao lado de Odvan, Jorginho foi acusado de liderar tentativa de greve na Colina. Ele e o zagueiro foram demitidos por justa causa pelo vice-presidente de futebol Paulo Pereira, que comandava o departamento no primeiro ano da presidência de Eurico Miranda. Jorginho negou seu envolvimento na suposta greve e fez fortes críticas à diretoria cruzmaltina.
“Queriam me mandar embora, pois sabiam que não iriam ter dinheiro para pagar o que me devem. Então, armaram essa história de greve, para me dar uma justa causa. Foi uma molecagem; não é coisa de homem. É atitude de gente baixa (…) Os jogadores não podem falar. É como se estivessem no Afeganistão, em meio ao regime do Talibã. A sensação que se tem é de estar usando burcas”, afirmou o novo treinador do clube.
Em toda sua passagem pelo Gigante da Colina, Jorginho realizou 92 partidas e anotou dois gols. Conquistou o Campeonato Brasileiro/João Havelange em 2000, a Copa Mercosul em 2000, a Taça Guanabara em 2000 e a Taça Rio em 2001.