Juninho Pernambucano vestiu 6 camisas diferentes. Você sabe quais?
Juninho Pernambucano é um dois maiores ídolos da história do Vasco da Gama. Nascido em Recife, no dia 30 de janeiro de 1975, o Reizinho da Colina já levou seu talento para outros clubes além do Gigante da Colina. Aliás, seu primeiro time na carreira não foi o cruzmaltino, mas sim o Sport, onde foi revelado e fez a categoria de base.
Confira todas as camisas que Juninho vestiu em sua carreira:
Sport
Juninho começou sua carreira no Sport de Recife, sendo lançado no time principal aos 19 anos. Em 1994, Juninho conquistou seus maiores títulos com o Leão: o Estadual e a Copa do Nordeste. Além disso, fez um grande Brasileirão, chamando a atenção de várias equipes do futebol brasileiro. Acabou deixando o time pernambucano em 1995, rumo ao Vasco da Gama. Pelo Sport, Juninho fez 89 jogos e 27 gols.
Vasco
Formado nas seleções de base do Sport, Juninho Pernambucano se transferiu para o Vasco em 1995 para entrar na história do clube. Em 97, o jogador conquistou o seu primeiro título oficial pelo Vasco, o Campeonato Brasileiro. Em 98, foi o destaque da conquista da Libertadores, sendo eternamente lembrado pela torcida vascaína por seu gol de falta contra o River Plate no Monumental. Ainda conquistou a Mercosul e o Brasileiro em 2000, além dos títulos estaduais e do eixo Rio e São Paulo. Em 2001, o Reizinho deixou São Januário para fazer história no Lyon, da França. Em 2011, retornou ao Vasco. Ficou no clube até 2013, com uma breve passagem pelo New York Red Bulls, da MLS, em 2012.
Lyon
É possível afirmar que Juninho Pernambucano é um dos jogadores mais importantes da história do Lyon. O Reizinho transformou o time francês em um dos grandes de seu país. O Lyon, que nunca havia ganhado um campeonato nacional, conquistou isso sob o comando de Juninho, vencendo o heptacampeonato entre 2002 e 2008, além do hexa da Supercopa da França (entre 2002 e 2007) e a Copa da França de 2008. No Lyon, fez 344 jogos e 100 gols.
Al-Gharafa
Depois da França, Juninho foi para o futebol do Catar, onde defendeu o Al-Gharafa. Em seu primeiro ano, conquistou três títulos: a Qatari Stars Cup, a Liga e a Qatar Crown Prince Cup, torneio este em que foi campeão no ano seguinte. Pelo time do futebol árabe, o jogador fez 77 jogos e 17 gols.
New York Red Bulls
Já no fim de sua carreira, depois da segunda passagem pelo cruzmaltino, o meio-campista foi para o futebol dos Estados Unidos para defender o New York Red Bulls, em 2013. Foi uma passagem breve, com apenas 13 jogos e nenhum gol. Depois, voltou para o Brasil para a encerrar a carreira no Gigante da Colina.
Seleção Brasileira
A estreia de Juninho na Seleção Brasileira foi em 1999, com Vanderlei Luxemburgo. Foi convocado várias vezes naquela época, mesmo com as trocas de treinadores, mas ficou de fora da lista final da Copa do Mundo de 2002. No entanto, foi convocado para o Mundial de 2006, chegando a marcar um gol. Pela Canarinho, Juninho fez 40 jogos e marcou 10 gols, conquistando a Copa das Confederações de 2005.