Mais de R$ 500 milhões! Notícia sobre dinheiro do Vasco parou o Rio de Janeiro
Para além do futebol, o Vasco possui uma história muito significativa e engajada com pautas sociais desde o início de sua trajetória como clube. Ao longo dos anos, o Cruz-Maltino conseguiu juntar milhões de torcedores que se unem não somente por aquilo que acontece dentro das quatro linhas do campo. Assim, esse apoio se reflete principalmente fora dos estádios.
Um reflexo disso é o estudo feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio de Janeiro (SMDUE). No levantamento, o órgão apontou que o Vasco movimentou R$ 543,2 milhões para a economia do Rio de Janeiro em 2023.
Como o Cruz-Maltino movimentou tanto dinheiro?
A primeira e principal resposta é muito óbvia: por conta da torcida. Contudo, o clima criado antes e depois dos jogos também é significativo e essencial nesse somatório. Seja em São Januário, na Barreira do Vasco, ou nos arredores do Maracanã, os cruzmaltinos enchem as ruas independente da fase do time.
Sendo assim, nessa pesquisa a Secretaria incluiu os torcedores que foram aos estádios e aqueles que se reuniram em bares, restaurantes e locais abertos no geral. Além disso, a quantia foi estipulada considerando valores gastos com compra de ingresso, alimentação, bebida e transporte.
Para 2024, a expectativa não é diferente. Nesse sábado, inclusive, milhares de vascaínos devem se deslocar para acompanhar dentro ou fora do Maracanã o clássico contra o Fluminense, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A partida acontece às 16:00 e deve marcar a volta de Dimitri Payet, que estava se recuperando de uma lesão no joelho direito.