Ninguém esperava! Vasco recebe prêmio inusitado na Europa
O atual presidente da República Portuguesa, Marcelo Nuno Duarte Rabelo de Sousa, concedeu um prêmio ao Vasco da Gama: Membro Honorário da Ordem do Infante Dom Henrique. As insígnias do prêmio vão ser entregue por Luís Faro Ramos, embaixador no Consulado Geral de Portugal no Brasil, que fica no Rio de Janeiro.
No dia 21 de agosto de 1898, o clube carioca foi fundado por descendentes de portugueses. Em homenagem ao navegador português, o time foi nomeado como Vasco da Gama, e recentemente completou 125 anos de existência, por isso motivo será feita a homenagem portuguesa ao cruzmaltino.
Vasco recebe homenagem de presidente Português
Marcelo Rabelo de Sousa conversou com Jorge Salgado, presidente do Vasco, para informá-lo pessoalmente sobre a homenagem que o clube receberia. O presidente de Portugal disse:
“Talvez não exista no mundo outra instituição com tamanho alcance na propagação da história e da cultura portuguesa”.
O anúncio da homenagem ao Vasco já havia sido feito quando Gabriela Soares de Albergaria, embaixadora e cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, discursou no aniversário do clube, na sede náutica da Lagoa.
A ordem do Infante Dom Henrique foi criada em 1960, comemorando o 5º centenário de morte do Infante Dom Henrique, navegador e filho do Rei D. João I e Rainha D. Filipa de Lencastre.
Dois anos após da sua criação, a ordem passou a “distinguir quem houver prestado serviços relevantes a Portugal no país e no estrangeiro” e “serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, sua história e seus valores”.