O Cariocão está ameaçado e a CBF é o principal motivo para isso; entenda
A CBF divulgou uma possível nova mudança para o calendário do futebol brasileiro, mas que só deve entrar em vigor em 2026. A entidade pretende diminuir o número de datas disponíveis para os campeonatos estaduais: de 16 para 12.
A mudança só vai poder ser feita em 2026, porque alguns contratos já estão estabelecidos. Por exemplo, a Record tem acordo para transmitir 16 datas do Campeonato Paulista até a temporada de 2025.
CBF estuda mudança no calendário para 2026
Vale lembrar que o Campeonato Mineiro, por exemplo, já é disputado com as quatro datas a menos. Ednaldo Rodrigues, atual presidente da CBF, já tem conversado com as federações para mostrar a importância de repensar o formato e diminuir as data disponíveis para as competições estaduais. O Campeoanto Carioca de 2023 durou de janeiro até o começo de abril.
A Federação Paulista de Futebol deve ser um dos principais obstáculos, caso a CBF queira continuar com seu plano de diminuir as datas dos estaduais. Os principais times que jogam no Campeonato Paulista conseguem rendimentos de cerca de 30 milhões de reais em termos de transmissão. O Palmeiras, atual campeão da competição estadual, faturou mais de 50 milhões de reais considerando premiação, dinheiro da televisão, e bilheteria.
Como os campeonatos estaduais rendem mais dinheiro para os times grandes, eles devem ser o principal foco de resistência contra uma possível mudança da CBF, apesar de serem os que mais reclamam do calendário. Além dos times de São Paulo, a entidade pode ter os cariocas e os gaúchos como foco de resistência a mudança.