O dia em que Edmundo rebolou na frente do rival
Para além dos títulos, Edmundo marcou seu nome no Vasco após se envolver em diversas polêmicas. Uma delas, inclusive, é uma das mais famosas da história dos clássicos do Rio de Janeiro. O lance aconteceu em 1997, na final do Campeonato Carioca entre Botafogo e Vasco.
Na oportunidade, o Vasco vencia por 1×0, quando o atacante parou a bola e começou a dançar para cima do adversário. Sim, é isso mesmo que você leu: o atleta começou a rebolar durante a partida do estadual. Confira o vídeo:
Resultado do campeonato e resposta de zagueiro
Posteriormente, o troco do Botafogo chegou na segunda partida da decisão. Dimba marcou e levou a taça para General Severiano. Ao fim do jogo, Gonçalves, zagueiro que foi “vítima” da dancinha de Edmundo, foi para o lado do campo que a equipe vascaína ocupava e repetiu o gesto diante da torcida rival. Quinze anos depois, em entrevista à TV Globo, o zagueiro comentou sobre o lance.
Eu acho que aquilo foi um deboche, mas aquela provocação foi a melhor coisa que podia ter acontecido No dia seguinte, os botafoguenses estavam zoando os vascaínos com a rebolada. Até hoje, se você perguntar ao torcedor do clube quem ele prefere enfrentar numa final entre os times grandes, a grande maioria vai responder o Vasco
– Gonçalves, zagueiro do Botafogo na época do lance
Brincadeiras à parte, Vasco e Botafogo ainda protagonizaram outras finais de Campeonato Carioca depois de 1997. Em 2015 e 2016, o Cruz-Maltino saiu vitorioso. O Glorioso, por sua vez, levou a melhor em 2018.