O dia em que Payet salvou o Vasco de jogar a Série B
Em seu primeiro ano participando de uma pré-temporada no Vasco da Gama, Dimitri Payet começou 2024 cercado de expectativas. No entanto, após um bom início no Campeonato Carioca, o camisa 10 conviveu com lesões e viveu alto e baixos ao longo do Brasileirão. De qualquer forma, foi crucial para fazer o meio de campo cruzmaltino funcionar quando esteve em boa forma.
Uma das aparições mais recentes foi na reta final do ano, diante do Bahia, no dia 28 de outubro. Com dois gols na vitória por 3×2 diante do time tricolor, Payet fez o Vasco chegar aos 43 pontos e sacramentar a permanência na Série A de 2025 após um ano turbulento. Além disso, também ajudou o time a voltar para a briga por uma vaga na Copa Libertadores. Mesmo sem conseguir esse objetivo ao final da temporada, o Gigante da Colina estava a um ponto da oitava posição na 31ª rodada.
Payet repetiu o feito de 2023
A atuação decisiva em um jogo importante, entretanto, não foi a única de Payet com a Cruz de Malta. Em 2023, no confronto contra o América-MG, pela 34ª rodada do Brasileirão, o francês fez o gol da vitória na reta final da partida. O gol de falta do camisa 10 saiu no momento mais agudo da temporada, quando a equipe de Ramón Díaz lutava para se manter fora da zona de rebaixamento.
Poucas semanas após o gol, em entrevista à VascoTV, Payet relembrou a comemoração do gol, quando fez menção a Roberto Dinamite, maior ídolo do clube. “Foi emocionante para mim e foi por isso que em minha comemoração eu quis homenageá-lo, a ele e à sua família. Conseguimos cumprir o objetivo que foi traçado e acredito que lá do alto ele olhou por nós e nos deu força para que conseguíssemos”, disse o meia.