O dia que Edmundo tremeu quando viu a camisa do Vasco
No Campeonato Brasileiro de 2006, o Vasco da Gama recebeu o Palmeiras em São Januário, em jogo válido pela 30ª rodada. O duelo foi realizado no dia 18 de outubro, e Edmundo, ídolo vascaíno, vestia a camisa alviverde.
Em campo, o Gigante da Colina derrotou o clube de São Paulo pelo placar de 3 a 0, com gols convertidos por Amaral, Morais e Leandro Amaral (os dois últimos de pênalti). Por outro lado, o Palmeiras desperdiçou um pênalti, batido justamente por Edmundo. Após o erro, a torcida vascaína gritou: “Ah, é Edmundo.”
Renato Gaúcho foi o técnico do Vasco na partida contra o Palmeiras
Naquele momento de sua carreira, Edmundo perdia o terceiro pênalti contra o Vasco, clube que o revelou para o futebol. O “GE” escreveu sobre o primeiro tempo da partida:
“Na equilibrada etapa inicial, faltou pontaria aos times. Ligeiramente superior, o Vasco teve pelo menos duas chances claras de marcar – ambas com Ramon. Em uma delas, o apoiador acertou a trave em cobrança de falta. O Palmeiras não ficou só se defendendo, e também levou perigo em arremates de Juninho Paulista e Paulo Baier.”
Com o triunfo sobre o Palmeiras, o Vasco chegava a marca de três vitória seguidas na competição, e ocupava a sexta posição, com 47 pontos conquistados. No final do Campeonato Brasileiro, o Vasco ficaria com a quinta colocação (59 pontos), um ponto atrás do Paraná, que se classificou para jogar a primeira fase da Copa Libertadores da América.
O Palmeiras terminou a competição nacional de pontos corridos com 44 pontos, na 16ª posição. A Ponte Preta foi o primeiro time dentro da zona de rebaixamento, com 39 pontos conquistados.