O falecimento do zagueiro do Vasco que fez o pênalti do gol mil de Pelé
No dia 6 de julho de 2021, faleceu Fernando Silva, ex-jogador do Vasco da Gama. Ele tinha 73 anos e sofreu uma parada cardíaca em sua casa. Atuando na posição de zagueiro, Fernando atuou no Gigante da Colina entre 1968 e 1970, e ficou conhecido por ser o jogador que fez o pênalti do gol mil de Pelé.
Natural de Belo Horizonte-MG, Fernando nasceu no dia 5 de janeiro de 1948. Iniciou sua carreira profissional em 1967 pelo Juventus-SP, e se transferiu para o Vasco já no ano seguinte. Atuou no cruzmaltino até 1970, rumando para o Bangu. Teve passagens por clubes do futebol baiano e encerrou sua carreira em 1979, no Leônicio.
O ex-zagueiro cruzmaltino sempre alegou que não derrubou Pelé no pênalti do milésimo gol. “O Pelé, com a habilidade que ele tinha, com a inteligência que sempre teve como jogador de futebol, bateu na minha perna e caiu, o árbitro marcou o pênalti. Mas não foi pênalti, eu afirmo que não foi. O árbitro marcou e, infelizmente para o Clube de Regatas Vasco da Gama, foi consumado o gol“, afirmou Fernando em entrevista para o Globo Esporte.
Relembre o goleiro que sofreu o gol mil de Pelé
Edgardo Andrada, conhecido apenas como Andrada, foi um dos maiores goleiros da história do Vasco da Gama. Nascido em Rosário, na Argentina, no dia 2 de janeiro de 1939, o arqueiro se tornou ídolo no time de sua cidade natal, o Rosário Central, mas foi no Gigante da Colina que Andrada viveu os melhores momentos de sua carreira.
O goleiro deixou o Rosário para assinar com o Vasco em 1969. A estreia do atleta com a camisa cruzmaltina aconteceu em 11 de maio de 1969, contra o Flamengo. No mesmo ano, Andrada também se tornou mundialmente famoso, mas não necessariamente por um bom motivo.
No dia 19 de novembro de 1969, o Vasco enfrentou o Santos, de Pelé, no Maracanã. O Rei do Futebol tinha marcado, pelas contas da época, 999 gols. Até que em determinado momento da partida, o Peixe teve um pênalti marcado a seu favor.
O estádio inteiro, mesmo repleto de vascaínos, pediu para Pelé cobrar e marcar seu milésimo gol. No entanto, Andrada não gostaria de ser o goleiro a ter sofrido o gol de número mil do Rei do Futebol. O argentino fez cera, mas não adiantou. Pelé converteu a cobrança e sacramentou Andrada na história como o “goleiro que levou o gol mil de Pelé”.