O gol histórico de Cocada pelo Vasco
Um dos maiores duelos do Clássico dos Milhões entre Vasco da Gama e Flamengo aconteceu no dia 22 de junho de 1988. Nesta data, os dois times se enfrentaram para decidir quem seria o campeão estadual daquele ano.
O rubro-negro já havia conquistado o primeiro turno da competição, enquanto o cruzmaltino conquistou os dois turnos seguintes. Desta forma, o Gigante da Colina jogava pelo empate no Maracanã na grande decisão, enquanto o Flamengo precisava da vitória.
O confronto teve um primeiro tempo movimentado, mas sem gol para nenhum dos times. O 0 a 0 no placar persistiu por boa parte do segundo tempo, até que aos 41 minutos, o treinador vascaíno, Sebastião Lazaroni, tirou o atacante Vitinho para colocar Cocada, irmão do atacante Müller.
A intenção do treinador com a mudança era segurar o empate, que dava o título para o cruzmaltino. No entanto, a substituição conseguiu mais do que isso. Em jogada de ataque, Cocada disparou sozinho pela direita, e quando chegou na entrada da área, viu Romário sozinho.
A escolha óbvia era tocar para um dos atacantes com o maior faro de gol que o futebol já viu. Mas Cocada fez o impensável: de canhota, o lateral deu um chute colocado espetacular, que foi no ângulo do goleiro Zé Carlos, sem chance alguma de defesa. 1 a 0 para o Gigante da Colina.
Na comemoração, Cocada não segurou a emoção e tirou a camisa. Depois da euforia, o lateral vascaíno foi expulso pela infração. Ou seja, Cocada entrou em campo as 41 minutos, fez o gol aos 44 e foi expulso aos 45. Contribuição relâmpago do lateral, mas que confirmou o título para o Vasco.