O ídolo vascaíno Luisinho, marcado por títulos e lesões
Luís Carlos Quintanilha, mais conhecido como Luisinho, é mais um jogador que figura na galeria de ídolos vascaínos. Nascido no Rio de Janeiro em 1965, o volante começou sua carreira no Botafogo, em 1982. Depois de oito anos no clube, ele se transferiu para o Vasco da Gama e iniciou uma bela história com a camisa cruzmaltina.
Logo em sua chegada, no ano de 1990, Luisinho se tornou o titular do meio-campo vascaíno. Em seu primeiro ano, apesar de ter passado em branco em títulos, jogou em alto nível e foi uma das referências daquele time que havia acabado de se consagrar Campeão Brasileiro em 1989.
Em 1992, Luisinho conquistou seu primeiro título com o Gigante da Colina: o Campeonato Carioca. O volante ganhou tal destaque que acabou lhe rendendo convocações para a Seleção Brasileira, algo que também aconteceu em 1993, quando o Vasco conquistou o bicampeonato do torneio estadual. Ele chegou a ser convocado para a Copa América daquele ano, mas acabou não vencendo.
No meio do ano de 1993, Luisinho foi emprestado para o Celta de Vigo, da Espanha, e retornou no início de 1994. Apenas quatro meses de sua volta para São Januário, o volante foi emprestado para o Corinthians, onde não encontrou muito sucesso e rapidamente realizou seu segundo retorno para o cruzmaltino.
No entanto, naquela altura de sua carreira, Luisinho passou a sofrer com constantes lesões, que o deixaram de fora de muitas partidas pelo Gigante da Colina. Sua última temporada em alto nível foi em 1997, quando o Vasco se sagrou Campeão Brasileiro. Na Libertadores de 1998, também conquistada pelo time vascaíno, Luisinho pouco atuou por conta das contusões.
Após sofrer continuamente com os problemas físicos, Luisinho encerrou sua carreira no ano de 2000, aos 35 anos, pouco tempo após a conquista da Copa Mercosul. No total, o volante realizou 180 partidas com a camisa do Vasco da Gama.