O maior! Vasco está completando 125 anos
Nesta segunda-feira, dia 21 de agosto, o Clube de regatas Vasco da Gama completa 125 anos de uma história linda, de luta contra o racismo, o elitismo e a injustiça!
Os últimos dias estão sendo só de alegria para o torcedor do Vasco. Neste domingo, dia 20, em uma Maracanã lotado de vascaínos, o novo grande reforço do Vasco, Dimitri Payet foi apresentado. Logo após a apresentação do camisa 10 o Gigante da colina enfrentou o Atlético-MG e venceu.
Agora, um dia após a vitória que traz mais confiança a equipe, o Clube de Regatas Vasco da Gama comemora os seus 125 anos de história.
Fundada em 21 de agosto de 1898 por um grupo de remadores. Inspirados nas celebrações do quarto centenário da descoberta do caminho marítimo para as Índias, ocorrida em 1498, batizaram a nova agremiação com o nome do navegador português que alcançou tal feito, Vasco da Gama.
Cores do Vasco da Gama
As cores do Vasco guardam forte significação: o preto remete aos mares desconhecidos do Oriente, desbravados por Vasco da Gama, enquanto o branco da faixa diagonal refere-se à rota descoberta pelo almirante. Além disso, estas são cores que se encaixam na ideia de uma comunhão de etnias (já que foi o primeiro clube do Brasil a lutar contra preconceitos raciais e sociais), tendo sido o primeiro na história dos clubes esportivos do Brasil a ter elegido um presidente “não branco”, em 1094.
A Cruz, principal símbolo, tem forte aspecto religioso, porque a Ordem Militar de Cristo era ao mesmo tempo religiosa e guerreira. O apelido “Gigante da Colina” vem da Colina Histórica, que se iniciava em plano inclinado a partir do próprio terreno atual do estádio, que foi terraplanado e subia em direção a atual Barreira do Vasco, fechando em arco com o Morro do Pedregulho, por onde passa a atual rua Ricardo Machado.