O mesmo compositor do hino do Vasco fez os hinos de Fluminense, Botafogo e América do Rio?
O hino do Vasco da Gama é um dos mais famosos do país. Criado na década de 40, o hino tem como autor Lamartine Babo, e fala tanto sobre a tradição do clube cruzmaltino quanto das origens no remo e de raízes lusitanas. No entanto, você sabia que o hino do Gigante da Colina não foi a única criação de Lamartine Babo?
O radialista foi responsável não apenas pelo hino do Vasco, como também de todos os principais clubes do Rio de Janeiro, incluindo os três maiores rivais cruzmaltinos: Flamengo, Fluminense e Botafogo, além do América, Bangu, Madureira, Olaria, Bonsucesso, Canto do Rio e São Cristóvão.
Em 1945, Lamartine compôs uma marchinha para o Flamengo durante o carnaval daquele ano. A música fez sucesso, e por conta disso, o radialista Helber de Boscoli, que apresentava o programa “Trem da Alegria”, sugeriu que Babo fizesse um hino por semana para os outros 10 times do Rio de Janeiro. Foi daí que surgiu o hino vascaíno.
Existem diversas teorias sobre como Lamartine escreveu os hinos, sendo que uma das mais interessantes é a de Sargentelli, sobrinho do compositor. Segundo ele, levaram Lamartine para um apartamento na Rua Senador Dantas, no Centro do Rio, onde tinha uma geladeira com comida para cinco ou seis dias. Ao chegar lá, dois seguranças avisaram que ele só poderia sair após escrever os hinos dos clubes de futebol.
Confira a letra do Hino do Vasco da Gama:
Vamos todos cantar de coração
A cruz de malta é o meu pendão
Tu tens o nome de um heróico português
Vasco da Gama, a tua fama assim se fez
Tua imensa torcida é bem feliz
Norte-Sul, Norte-Sul deste Brasil
Tua estrela, na terra a brilhar
Ilumina o mar
No atletismo és um braço
No remo és imortal
No futebol és um traço
De união Brasil-Portugal