O que é a honraria “Pai Santana” do Vasco da Gama? Entenda
Em 2022, o departamento de Responsabilidade Social e História e do Marketing do Vasco da Gama criaram a Honraria Pai Santana, que possui o objetivo de homenagear as pessoas que contribuem fortemente para uma sociedade antirracista e igualitária.
A honraria foi criada em maio deste ano, e em sua primeira edição, o Vasco escolheu 13 personalidades para receber esta homenagem. Os homenageados receberam uma medalha no Pré-Jogo de Vasco x Grêmio no estúdio da Vasco TV. A cerimônia teve a presença do ator Roberto Santana, o Bola Sete, filho do Pai Santana.
Confira os homenageados com a Honraria Pai Santana:
- Roger Machado, técnico do Grêmio
- Aranha, ex-goleiro
- Taís Araújo, atriz
- Celso Athayde, sociólogo
- Emicida, cantor e compositor
- Fatou Ndiaye, estudante
- Flávia Oliveira, jornalista
- Frei David, religioso e educador
- Mano Brown, cantor e compositor
- Marcelo Carvalho, diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol
- Professor Júnior, historiador
- Kleber Lucas Costa, pastor, cantor, compositor e historiador
- Rafael Santos, fundador do Afroreggae
Quem foi Pai Santana?
Mesmo não atuando dentro de campo, Eduardo Santa, mais conhecido como Pai Santana, é um nome que fez parte da história vascaína. Considerado um ídolo pela torcida, o massagista e pai de santo é dono de história icônicas durante sua trajetória pelo clube cruzmaltino. Ele chegou no Vasco em 1953, deixando São Januário apenas em 2006.
Com passagens por Botafogo, Fluminense, Bahia e Seleção Brasileira, Pai Santana ficou marcado pela sua passagem pelo Vasco, especialmente por ter feito “trabalhos espirituais“ com os quais alegava ter beneficiado o time e prejudicado seus adversários em jogos importantes entre as décadas de 70 e 90.