O que é a “Paz de Bastos” dos torcedores do Vasco da Gama?
O Vasco da Gama é berço de inúmeros memes no mundo do futebol. Em 2013, o volante Fellipe Bastos foi responsável de forma indireta pela expressão “Paz de Bastos”. A brincadeira foi criada pelo youtuber Roberto Júnior, do canal “Machão da Gama” e virou febre entre os vascaínos nas redes sociais.
Roberto explicou como surgiu a expressão: “Na época era ainda no Facebook, lá por 2013 mais ou menos. Era uma época totalmente diferente na internet. A moda era fazer meme escrevendo errado de propósito (o meme correto chama-se ‘Pas de Bastos’). E o Fellipe Bastos sempre foi muito carismático, bom de grupo, da resenha, e eu sempre usava as fotos dele para fazer os memes”
“O Bastos sempre saía em situações que era meio que um meme pronto. E aí como ele já era meio contestado pela torcida, as pessoas acabavam pegando uma simpatia por ele por conta dos memes que, às vezes, iam até além do futebol. Aí começou essa coisa de ‘Bastos rei da zoeira’, disso evoluiu para ‘Deus da zoeira’ até chegar ao “pas de Bastos”, que era meio que um ‘paz de Cristo'”, declarou Roberto em entrevista ao UOL.
“Eu percebi que tinha viralizado quando vi a Teresa Cristina (cantora) falando isso. Eu pensei: ‘caramba! Está tomando uma proporção grande’ (…) sinceramente, não esperava essa repercussão toda. A galera abraçou esse meme bastante. Talvez seja o meme mais conhecido de Vasco”, finalizou.
Depois de um tempo, Fellipe Bastos passou a levar a brincadeira na esportiva. No entanto, não foi sempre assim. “No início eu sei que ele não curtia, não. Achava que era deboche com a cara dele, o que nunca foi, na verdade. Era mais uma brincadeira mesmo e uma forma até de fazer a torcida pegar um pouco mais leve com ele”, explicou o youtuber.