O que está em jogo para o Vasco na última rodada do Brasileirão 2024
Após vencer o Atlético-MG por 2×0 na quarta-feira (4), o Vasco se prepara para seu último compromisso pelo Campeonato Brasileiro de 2025. Neste domingo (8), às 16:00, na Arena Pantanal, o Cruz-Maltino enfrenta o já rebaixado Cuiabá. Na 10ª colocação, com 47 pontos em 37 jogos, o time de Felipe Maestro possui dois cenários para o fim de semana.
O mais difícil deles envolve a última vaga na Pré-Libertadores, concedida ao 8º colocado. Para isso, o Vasco precisaria vencer o Cuiabá, o Bahia perder para o Atlético-GO e o Cruzeiro tropeçar contra o Juventude. Além disso, ainda teria que tirar uma diferença de 12 gols no saldo para a equipe de Rogério Ceni.
E o cenário mais fácil?
Com a vaga na Sul-Americana garantida e a remota possibilidade de jogar a Libertadores, o Vasco tenta chegar à 9ª colocação, que significa dois pontos importantes para 2025. O primeiro deles é a classificação direta para a terceira fase da Copa do Brasil, que só acontece para os nove primeiros da tabela. Assim, o Gigante da Colina não precisaria disputar a primeira e a segunda fase.
O segundo é o aumento da premiação em pouco mais de R$ 2 milhões, visto que o valor aumenta conforme o time estiver melhor colocado. Para terminar em 9º, a tarefa é mais simples: o Vasco precisa ganhar e torcer para a vitória ou empate do Juventude contra o Cruzeiro. Caso os dois times terminem o campeonato com 50 pontos, o Cruz-Maltino ultrapassaria os mineiros pelo número de vitórias (14 contra 13).