O técnico Dário Lourenço, de sucesso no Vasco da Gama
Você lembra da passagem do técnico Dário Lourenço no Vasco da Gama? Um dos treinadores mais longevos da história do futebol brasileiros, Dário iniciou sua carreira na função em 1989 e continua na atividade até os dias de hoje. Com passagens por diversas equipes do Rio de Janeiro, é certo afirmar que o Vasco foi o maior clube que Dário já treinou.
Ele chegou em São Januário após uma campanha fantástica com o Volta Redonda no Campeonato Carioca de 2005. Com um time limitado, Dário chegou na finalíssima da competição estadual, onde perdeu para o Fluminense, em um jogo onde o tricolor carioca teve que suar a camisa para conseguir a vitória.
No cruzmaltino, Dário treinou o elenco que contava com Romário. No entanto, não encontrou muito sucesso no Gigante da Colina. Foram menos de 10 partidas comandando o Vasco (informação incompleta por falta de dados do Campeonato Brasileiro de 2005), com um aproveitamento péssimo no Brasileirão. Ele pediu demissão do clube após uma derrota por 1 a 0 em clássico contra o Flamengo.
Um episódio marcante de sua passagem no cruzmaltino foi quando ele chegou a ser “comandado” por Romário. Em um treinamento em São Januário, Romário chegou a distribuir coletes aos jogadores, passando instruções de treino, mesmo com a presença de Dário em campo. O episódio gerou grande polêmica e Romário acusou que Eurico Miranda, presidente do clube à época, dava às ordens no clube dentro e fora de campo.
Depois do Vasco da Gama, Dário chegou a treinar clubes como Paysandu, Macaé e Cabofriense. Hoje, aos 69 anos, comanda o América, de Goiás. Seu último grande título foi o Campeonato Capixaba em 2014, comandando o Estrela do Norte.