Péricles Bassols diz absurdo sobre as polêmicas de arbitragem no Brasileirão 2023
Durante o programa Papo de Arbitragem, a CBF explicou os motivos que levaram a anulação do gol do Vasco da Gama, na derrota para o Palmeiras por 1 a 0.
Esse foi mais um lance polêmico envolvendo o time carioca nos últimos jogos. Além do gol anulado de Paulinho contra o time de São Paulo, Vasco também reclama da arbitragem no jogo contra o Atlético Mineiro e em sua última partida pelo Campeonato Brasileiro, contra o Bahia.
Porém, segundo Péricles Bassols, gerente técnico do VAR, lances polêmicos não são tratados de forma diferente:
“A gente não trata as polêmicas de maneira especial. A gente não dá atenção especial porque gerou polêmica. Até porque muitas vezes a polêmica criada é em cima da desinformação de algumas orientações que a gente tem e que as pessoas leigas não têm. A gente atua no que tecnicamente precisa ser ajustado, nas velas que precisamos ajustar enquanto estamos conduzindo o navio. É de maneira técnica com os lances, para consolidar o que a gente trabalhou na pré-temporada, rumo ao final do campeonato”
Gerente técnico do VAR defender arbitragem no Campeonato Brasileiro
Bassols também falou sobre as questões de acertos e erros da arbitragem:
“”Nenhuma arbitragem no mundo ‘zera’ o campeonato. A gente não tem a pretensão de acertar 100%, porque não seria humano. Situações vão acontecer, decisões da arbitragem vão ser questionadas, mas estão dentro de uma média humana.”
Concluindo, o gerente técnico defendeu o uso do Var no Brasil, justificando que ele tem sido usado poucas vezes, mas em chamadas que mudam o jogo:
“A gente tem o menor número de chamadas no VAR e ao mesmo tempo o maior número de mudanças de decisão quando um árbitro vai à área de revisão. Ou seja, temos impactado menos no jogo, chamado menos. Mas, quando chama, as chamadas são efetivas.”