Por que Romário tem uma estátua em São Januário?
Romário é um dos maiores ídolos da história do Vasco, e uma representação disso é uma estátua sua que foi erguida atrás das traves do estádio São Januário. Mas além da idolatria, qual foi o motivo desta homenagem para o “Baixinho”?
A estátua comemora um feito histórico do atacante em sua carreira: o gol número 1.000. No dia 20 de maio de 2007, Romário marcava seu milésimo gol em uma partida contra o Sport, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O Vasco venceu o confronto por 3 a 1, e o feito do “Baixinho” foi muito comemorado no gramado, inclusive forçando a paralisação da partida por alguns minutos.
E atrás do gol onde Romário balançou as redes, foi erguida a estátua em sua homenagem, no dia 18 de agosto do mesmo ano. Apesar de ser considerado um dos grandes ídolos da história do time cruzmaltino, a estátua gera um certo debate entre os torcedores do clube. Isso porque o atacante também possui idolatria no Flamengo, principal rival do Vasco.
Relembre a passagem de Romário pelo Vasco
Romário chegou no Vasco da Gama em 1985, após uma passagem pelo time infantil do Olaria. O “Baixinho” ficou três anos no clube, anotando 139 gols em 196 partidas, além de conquistar dois títulos do Campeonato Carioca, duas Taças Guanabara e uma Taça Rio.
Em 1988, Romário foi vendido para o PSV, da Holanda, e iniciou uma vitoriosa carreira em solo europeu, com destaque para a brilhante passagem no Barcelona. Durante este período, o atacante também se destacou na Seleção Brasileira, sendo um dos protagonistas da conquista da Copa do Mundo de 1994.
Romário retornou para São Januário em 2000, onde conquistou o Campeonato Brasileiro, a Copa Mercosul, uma Taça Guanabara e uma Taça Rio. Nesta passagem, foram 131 gols em 140 partidas. O Baixinho deixou o clube em 2002, retornando para passagens breves em 2005-2006 e 2007, quando marcou seu milésimo gol.