Pumita provavelmente será treinado por ídolo de Guardiola
O lateral-direito vascaíno Pumita Rodriguez está muito próximo de ser treinado pelo lendário treinador Marcelo “El Loco” Bielsa, considerado um ídolo de Pep Guardiola. Isso porque Bielsa está perto de acertar para ser o novo treinador da Seleção Uruguaia. A informação foi dada primeiramente pelo jornalista Joaquín Bruno, da ‘TyC Sports’.
Pumita foi um nome constante nas convocações do antigo treinador, Diego Alonso. Por isso, não será surpresa se Bielsa continuar utilizando o jogador na seleção celeste. O treinador argentino deve assinar um um contrato válido até o final das Eliminatórias Sul-Americanas, com possibilidade de renovação para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México.
Aos 67 anos, Bielsa tem um vasto currículo, passando por equipes com Athletic Bilbao, Olympique de Marseille, Lille, Lazio, Leeds United, Newell’s Old Boys e Vélez Sarsfield, além das seleção da Argentina e do Chile. Na carreira, conquistou títulos de ligas argentinas e uma medalha de ouro nas Olimpíadas.
Destaque brasileiro na Europa pode seguir o caminho de Galarza
Destaque do Porto, o brasileiro Pepê, ex-Grêmio, pode reforçar a seleção do Paraguai. De acordo com informações do jornal argentino “Olé”, o atleta de 26 anos está cogitando defender as cores da seleção sulamericana. Pepê tem ascendência paraguaia por sua mãe, Zunilda Aquino, e possui passaporte do país. Já existem especulações de que o atacante pode defender o Paraguai desde o ano passado.
O jogador já afirmou que gostaria de ser convocado para a Seleção Brasileira, mas pode acabar escolhendo defender a Albirroja por conta da baixa concorrência no setor ofensivo. O meia Matias Galarza, do Vasco da Gama, é frequentemente convocado para a seleção paraguaia, e pode acabar fazendo uma parceira com Pepê.
Existe ainda a possibilidade de Pepê defender a Seleção Italiana. Ele possui ascendência pelo pai, Radanes Donizete. O atleta obteve o passaporte da Itália recentemente. A imprensa italiana publicou que a federação do país europeu tem uma lista de jogadores sul-americanos que serão alvos de possíveis convocações, e Pepê está entre eles.